Os Melhores Discos de Todos os Tempos: 1969



1969 foi o ano do mais famoso festival de música da história. Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto e reuniu um público superior a 400 mil pessoas. O evento foi um dos mais importantes daquele final da década de 1960, e deu um impulso gigantesco para carreira dos artistas participantes. No oposto disso tudo, os Rolling Stones pagaram os seus pecados com o desastroso concerto em Altamont, onde um fã foi assassinado diante das câmeras pelos Hells Angels, contratados para fazer a segurança do show.

O ano já começou deixando claro que seria histórico com o lançamento do primeiro disco do Led Zeppelin no dia 12 de janeiro. Muitos eventos fizeram 1969 conquistar um lugar de destaque no calendário de todo fã de rock, como a última apresentação ao vivo dos Beatles (no teto do prédio da Apple em 30/01), a prisão de Jim Morrison por expor suas partes íntimas para o público em um show em Miami, o casamento de Paul com Linda e de John com Yoko, o lançamento da ópera-rock Tommy pelo The Who, a morte de Brian Jones e o show dos Stones em Hyde Park em sua memória, a entrada de Mick Taylor nos Rolling Stones, Charles Manson liderando sua turma em uma matança e se dizendo inspirado pelos Beatles, uma das mais famosas edições do Festival da Ilha de Wight, o Deep Purple tocando com a Royal Philharmonic Orchestra o clássico Concerto for Group and Orchestra, o primeiro disco do Jackson 5 e muito mais.

Foram formadas em 1969 bandas lendárias como The Allman Brothers Band, Atomic Rooster, Badfinger, The Carpenters, Coven, Earth Wind & Fire, The Faces, Focus, Humble Pie, Little Feat, Mountain, Novos Baianos, Supertramp, entre outras. No outro lado da moeda, encerraram suas atividades em 1969 nomes importantes como Black Cat Bones, Dillard & Clark, H.P. Lovecraft, The Left Banke, The Lovin’ Spoonful, Manfred Mann, Jeff Beck Group e Eric Burdon and The Animals.

Os cinco maiores hits de 1969 foram “Get Back” dos Beatles, “Honky Tonk Women” dos Rolling Stones, “Suspicious Minds” de Elvis Presley, “Sugar Sugar” do The Archies e “In the Year 2525 (Exordium & Terminus)” de Zager & Evans. Outros grandes sucessos do ano foram canções como “Albatross" (Fleetwood Mac), “Bad Moon Rising”, “Proud Mary" (Creedence Clearwater Revival), “Badge" (Cream), “Ballad of John & Yoko”, “Something”, “Come Together" (Beatles), “The Boxer” (Simon & Garfunkel), “Everyday People” (Sly & The Family Stone), “Give Peace a Chance” (Plastic Ono Band), “I Heard It Through the Grapevine” (Marvin Gaye), “In the Ghetto” (Elvis Presley), “I Started a Joke” (Bee Gees), “Pinball Wizard” (The Who), “Son of a Preacher Man” (Dusty Springlfield), “Space Oddity” (David Bowie), “Suite: Judy Blue Eyes” (Crosby, Stills & Nash), “Spinning Wheel” (Blood, Sweat & Tears), “Time of the Season” (The Zombies), “Touch Me” (The Doors), “Try (Just a Little Bit Harder)” (Janis Joplin) e “Whole Lotta Love” (Led Zeppelin).

A décima-primeira edição do Grammy Awards premiou Simon & Garfunkel como Gravação do Ano por “Mrs. Robinson”, Glen Campbell na categoria Álbum do Ano por By the Time I Get to Phoenix e “Little Green Apples”, composição de Bobby Russell interpretado por Roger Smith, como a Canção do Ano.

Nasceram em 1969 Marilyn Manson (05/01), Dave Grohl (14/01), Rich Robinson (24/05), Ice Cube (15/06), Elliott Smith (06/08), Dweezil Zappa (05/09), Gwen Stefani (03/10) e PJ Harvey (09/10), entre outros. Entre os principais falecimentos relacionados à música estão as mortes de Paul Chambers (04/01), Pee Wee Russell (15/02), Judy Garland (22/06), Brian Jones (03/07), Skip James (03/10) e Magic Sam (01/12).


Para chegar à lista de melhores discos lançados em 1969, levantamos os títulos mais importantes do período em pesquisas semelhantes, e aplicamos as notas do Rate Your Music, All Music e uma terceira fonte (variando entre Rolling Stone, Discogs, Pitchfork e Sputnik Music). Vale lembrar: compilações e álbuns ao vivo não entraram na jogada, como sempre.

Seguindo essa metodologia, esses são os 50 melhores álbuns de 1969:

50 Can - Monster Movie
49 The Soft Machine - Volume Two
48 Muddy Waters - Fathers and Sons
47 Johnny Winter - The Progressive Blues Experiment
46 Santana - Santana
45 Blind Faith - Blind Faith
44 The Meters - The Meters
43 Koko Taylor - Koko Taylor
42 Grand Funk Railroad - Grand Funk
41 Magic Sam Blues Band - Black Magic
40 Tim Buckley - Happy Sad
39 The Allman Brothers Band - The Allman Brothers Band
38 The Stooges - The Stooges
37 Jerry Lee Lewis - She Still Comes Around (To Love What’s Left to Me)
36 Free - Free
35 Isaac Hayes - Hot Buttered Soul
34 Howlin’ Wolf - The Howlin’ Wolf Album
33 Os Mutantes - Mutantes
32 Led Zeppelin - Led Zeppelin
31 Almendra - Almendra
30 B.B. King - Completely Well
29 Terry Riley - A Rainbow in Curved Air
28 The Mothers of Invention - Uncle Meat
27 Jorge Ben - Jorge Ben
26 Free - Tons of Sobs
25 The Who - Tommy
24 Mississippi Fred McDowell - I Do Not Play No Rock ’n' Roll
23 Miles Davis - Filles de Kilimanjaro
22 Bob Dylan - Nashville Skyline
21 Crosby, Stills & Nash - Crosby, Stills & Nash
20 Fairport Convention - Liege & Lief
19 Frank Zappa - Hot Rats
18 Pharoah Sanders - Karma
17 Captain Beefheart - Trout Mask Replica
16 The Flying Burrito Brothers - The Gilded Palace of Sin
15 Elvis Presley - From Elvis in Memphis
14 Creedence Clearwater Revival - Green River
13 Dusty Springfield - Dusty in Memphis
12 Creedence Clearwater Revival - Willy and the Poor Boys
11 The Band - The Band
10 Sly& Family Stone - Stand!
9 Led Zeppelin - Led Zeppelin II
8 The Kinks - Arthur (Or the Decline and Fall of the British Empire)
7 The Rolling Stones - Let It Bleed
6 Nick Drake - Five Leaves Left
5 Neil Young - Everybody Knows This is Nowhere
4 The Velvet Underground - The Velvet Underground
3 Miles Davis - In a Silent Way
2 King Crimson - In the Court of the Crimson King
1 The Beatles - Abbey Road

A tendência demonstrada nas listas de 1968 e 1967 foi ainda mais intensificada, com os discos de rock e pop dominando e uma queda considerável nos títulos de jazz. Sobre o resultado final, gostei bastante, mas é claro que, assim como você, também mudaria algumas coisas. 

Sendo assim, minha lista de melhores de 1969 ficaria assim:

1 The Beatles - Abbey Road
2 Led Zeppelin - Led Zeppelin II
3 The Rolling Stones - Let It Bleed
4 Neil Young - Everybody Knows This is Nowhere
5 The Band - The Band
6 Dusty Springfield - Dusty in Memphis
7 The Who - Tommy
8 Led Zeppelin - Led Zeppelin
9 Free - Free
10 Frank Zappa - Hot Rats

Nos comentários, poste o seu top 10 com os discos de 1969, queremos saber. E, pra entrar no clima, vai uma playlist com os hits e músicas mais importantes do ano - lembrando que Beatles, Neil Young e King Crimson não estão disponíveis no Spotity, portanto, também não estão na playlist.


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.