Vinyl: análise do episódio final da primeira temporada


O episódio final da primeira temporada de Vinyl foi ar na HBO na noite deste domingo, 17 de abril, e trouxe pontos bem interessantes para a série criada por Mick Jagger e Martin Scorcese. Intitulado Alibi, o capítulo concluiu vários pontos da primeira (e irregular) temporada do seriado.

Richie Finestra conseguiu lançar o seu novo selo, Alibi, com a banda que o representa, os Nasty Bits, abrindo para o New York Dolls. Além do impacto causado junto ao público com o single “Woman Like You”, ainda temos um truque de mestre de Finestra e Andrea Zito, a responsável pelo A&R da gravadora, pra dar ainda mais impacto ao show de estreia do quarteto, recheado de convidados especiais, incluindo a nata da crítica musical da época.

Arcos são fechados definitivamente, outros deixam pontas soltas para a segunda temporada, como deve ser. De maneira surpreendente, somos apresentados ao que deve ser a principal locação da segunda temporada, o lendário CBGB. Vemos a popularização crescente da disco music e o mergulho do personagem de Jack Quaid na cultura dance da metade dos anos 1970. Joey Ramone aparece no episódio e fica encantado com os Nasty Bits - estamos em 1974, vale lembrar, e o primeiro disco do grupo seria lançado apenas em 1976. Os New York Dolls também marcam presença.

O sucesso dos Nasty Bits e a chegada do CBGB apontam para uma presença forte da cena punk na segunda temporada de Vinyl, o que deve render episódios muito interessantes. A própria pista dada pela CBGB deve fazer com que nomes como Patti Smith, Talking Heads e outras bandas nova-iorquinas sejam nomes constantes na vindoura temporada. 

Pessoalmente, espero que o Kiss seja citado e surja na série, já que estamos falando de uma gravadora situada em Nova York, cidade natal da banda, e um seriado que se passa no período em que o quarteto mascarado foi criado. Apesar de que, sabendo do quanto é difícil negociar com Gene Simmons, talvez a banda passe batido mesmo.

Apesar de um período de irregularidade no meio da temporada, esse primeiro arco de dez episódios de Vinyl foi muito bom e trouxe inúmeros pontos interessantes para quem gosta de música. Ter já um conhecimento prévio sobre as bandas, locais e músicas citados no seriado torna a experiência de assisti-lo inevitavelmente mais completa. E, sem dúvida, poucas vezes a paixão pela música, pelo rock e pelos discos foi retratada com tamanha beleza e preciosismo, seja na TV ou no cinema.

O primeiro lado foi legal, Vinyl. Agora estamos virando o disco e esperando que lado B mantenha o padrão.

Dica: a HBO disponibilizou o segundo volume da trilha da série lá no Spotify, vale conferir ;-)

Comentários