Review: Cattarse - Black Water (2016)



Porto Alegre, 2016. Mas pode chamar de Los Angeles, 1971. Essa é a sensação ao ouvir o segundo disco do trio gaúcho Cattarse, Black Water. Lançado em maio, o álbum traz um hard rock vigoroso, que bebe direto e sem filtro da fonte de nomes como Cactus e Grand Funk Railroad. Música pesada, agressiva, vigorosa e com colhões, tudo embalado em uma mixagem poeirenta e espinhenta, que torna o som ainda mais interessante.

A banda é formada pelos irmãos Igor (vocal e guitarra) e Yuri van der Laan (baixo). Completa o time o baterista Diogo Stolfo. Pra usar uma referência mais contemporânea, é stoner rock com um toque da escola sueca e umas pitadas de nomes como Red Fang no meio da mistura.

O fato é que trata-se de um excelente disco. Black Water é o sucessor da auto-intitulada estreia, lançada em 2014, e mostra a banda evoluindo claramente. Os caras sabem inserir ganchos melódicos nas canções, fazendo com que o peso onipresente tenha a companhia constante e sempre agradável de linhas vocais e melódicas cativantes. 



Tendo os riffs de Igor como força motriz, devidamente sustentada pela sólida parceria entre Yuri e Diogo, o Cattarse constrói um monolito sonoro que não fica devendo em nada aos nomes lendários que os influenciaram. Aos que por ventura questionarem essa afirmação, recomendo a audição de Black Water do início ao fim, de preferência usando aquele velho truque: coloque pra rodar para os seus amigos e não diga de onde vem e nem quem é. Depois, no final, revele que é um trio brasileiro e veja a cara de espanto das figuras.

Aqui no Brasil, dá pra colocar o Cattarse próximo do universo sonoro de nomes como Muddy Brothers e até mesmo do Black Drawing Chalks, mas essa associação ocorre muito mais pela crença de que a sonoridade das bandas deve agradar a um público semelhante do que necessariamente por uma grande similaridade musical - ainda que ela, inegavelmente, exista.

Black Water é um excelente disco. Já falei isso nesse texto, mas nunca é demais elogiar um trabalho com um nível de qualidade tão alto. Obrigado pela banda por ter me enviado o dálbum e me proporcionar conhecer o seu trabalho. Adorei o CD, não conhecia o grupo, e desde já estão aqui entre os meus favoritos deste inquieto 2016.

Comentários