Review: Eu Acuso! - Síndrome de Estocolmo (2016)



Vem de Porto Alegre outra das boas novidades pra quem gosta de música pesada. O Eu Acuso! está na estrada desde 2012 e acaba de lançar o seu segundo EP, Síndrome de Estocolmo, sucessor da estreia Liberdade Presumida.

O Eu Acuso! é uma banda de rock pesado. E isso quer dizer que o som dos caras se permite transitar pelas inúmeras variantes do peso. Há faixas mais hard, outras mais metal, todas sempre muito bem desenvolvidas e com letras inteligentes. É possível perceber também, sem muito esforço, a influência do rap e do hardcore na mistura. Liricamente, o que a banda procura é mostrar os problemas e as questões a que somos expostos todos os dias, resultando em um discurso de forte apelo social e político.

Muito bem produzido, Síndrome de Estocolmo é urgente e dono de uma força descomunal. Suas seis faixas fazem pensar e transformam a pulga atrás da orelha em um enorme elefante em uma sala de cristais. Destaque para “De Volta às Ruas”, a ótima “Marcha dos Patifes” (aposta certeira da banda, que a escolheu como música de trabalho) e “Minha Palavra”. 



Só pra você entender melhor a proposta, vou fazer algumas analogias. Percebe-se a influência do Rage Against the Machine em algumas passagens, notadamente na estrutura das faixas, porém sem o experimentalismo da guitarra de Tom Morello. A fase metal do Pavilhão 9 também vem à mente, assim como podemos perceber uma sutil influência de nomes atuais como Five Finger Death Punch na construção dos riffs - bem de leve, mas está ali.

Síndrome de Estocolmo é um EP muito consistente, um passo à frente do Eu Acuso! em relação ao disco de estreia. Pra quem curte som pesado cantado em português, eis aqui um disquinho imperdível!

Comentários