Review: Frank Jorge - Escorrega Mil Vai Três Sobra Sete (2016)



Um dos grandes nomes do rock gaúcho, Frank Jorge está de disco novo. Escorrega Mil Vai Três Sobra Sete, lançado pelo Selo 180, é o quarto álbum solo de Frank e vem na sequência de Carteira Nacional de Apaixonado (2000), Vida de Verdade (2003) e Volume 3 (2008). Protagonista de uma longa história ao lado de bandas como Os Cascavelletes, Graforréia Xilarmônica e Cowboys Espirituais, Frank Jorge soa revigorado em seu novo trabalho.

Gravado entre 2014 e 2016 e produzido pelo próprio músico ao lado do parceiro de longa data Alexandre Birck, baterista da Graforréia, Escorrega Mil traz uma banda entrosada pra caramba, com destaque para a guitarra de Felipe Rotta, responsável por dar uma encorpada generosa no rock inspirado pela Jovem Guarda característico de Frank.

O disco traz doze faixas inéditas, todas entregando um rock com bastante energia, que parte da década de 1950, passa pelas influências de Roberto Carlos e sua turma, insere umas pitadas de power pop de nomes como Big Star e Weezer e soa, como sempre, agradabilíssimo aos ouvidos. Frank Jorge é um excelente compositor, daqueles que possuem a mão para tornar toda canção sempre assobiável, com melodias bem construídas, pontes cativantes e letras bem escritas. Colocando alguns toques sutis da psicodelia sessentista - The Byrds diz presente, além dos onipresentes Beatles -, o álbum vai colocando um sorriso no rosto a cada nova canção que sai das caixas de som.



A participação de Vanessa Longoni dá um brilho todo especial para a doce “Turma 8”, enquanto a road song “O Viajante” leva o ouvinte pelas trilhas gaúchas. Há uma quantidade bastante grande de faixas diretas que, com a já citada guitarra de Rotta, soam ainda mais urgentes, casos de “Não É Tão Real”, “Sempre Procurando” e “15 Minutinhos”. Frank revisita o passado dos Cowboys Espirituais em “Nicodemo”, canção que poderia estar no repertório da sua antiga banda. O encerramento, com a ótima “Até o Sol Aparecer”, deixa um gostinho de quero mais e atesta o quão forte este novo álbum soa.

Escorrega Mil Vai Três Sobra Sete é um disco delicioso, e que mostra que uma das maiores lendas do rock gaúcho segue mais viva do que nunca. Frank Jorge gravou mais um disco que mantém a alta qualidade de sua obra, repleto de canções feitas sob medida para grudar na memória e fazer parte da vida dos fãs.

Honesto, forte e grudento, como um bom disco de rock deve ser!

Comentários