O ABBA e o heavy metal


Criou-se no senso comum do headbanger brasileiro a ideia de que o rock e o metal são estilos de música não mainstream, que não se misturam ou podem sofrer influências de outros gêneros (pop, country, reggae e etc), que tratam-se de estilos puros, originais e sem frescuras (não sei onde), uma verdadeira perseguição ao que convencionamos chamar de “metal ou rock de verdade”. 

Pois bem: todo sabemos que o negócio não bem assim. O rock ou heavy metal (considerando algumas exceções) é tão “mainstream” quanto qualquer outro estilo de música, basta olhar as vendagens, números oficiais de público e renda dos chamados “monstros do rock” - isso sem contar todo aparato comercial que os cercam. Sobre a influência de outros estilos, e mesmo apesar de muitos torcerem o nariz, isso já é algo consolidado, até porque acredito que só aqui no Brasil que o público rock /metal acha que esses músicos são “heavy metal total”, que cresceram ouvindo exclusivamente metal ou que estão envelhecendo escutando heavy metal 24 horas por dia.

A intenção desta postagem é exatamente proporcionar uma reflexão sobre a linha tênue que teoricamente nos separa de outros gênero, em específico a música pop. No intuito de poder contribuir para o debate, podemos mencionar a importância e influência do ABBA entre alguns músicos/bandas de heavy metal.

Formado por Benny Andersson, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog em 1972, o grupo sueco ABBA foi um dos nomes mais expressivos e representativos da indústria da música no século XX. Seus arranjos elaborados, vocais harmonizados e melodias cativantes proporcionaram à banda uma midiatização até então nunca antes alcançada por um artista europeu, servindo para pavimentar o caminho de tantos outros grupos suecos nas décadas de 1980 e 1990 ( Roxette, Ace of Base, entre outros).

É fato que o ABBA teve grande influência no mundo do rock/metal pelo mundo, sobretudo nos países europeus. Várias bandas já fizeram versões de suas músicas, entre quais podemos destacar nomes como Helloween, Yngwie Malmsteen, Metallium, Avantasia, entre outros.

Os alemães do Helloween prestaram seu tributo aos suecos regravando "Lay All Your Love on Me" , presente em seu álbum de covers Metal Jukebox, lançado em 1999.




Já o mega virtuoso guitarrista sueco Yngwie Malmsteen gravou “Gimme! Gimme! Gimme!” (com os vocais de Mark Boals), faixa que pode ser conferida na coletânea Anthology 1994-1999.



A banda de power metal Metallium participou do álbum A Tribute to ABBA (que ainda conta com Sinergy, At Vance, Morgana Lefay, entre outros) com a faixa  "Thank You for the Music”, em 2001.



Também em 2001, os suecos do Therion causaram grande surpresa ao entregar sua versão para “Summer Night City" (faixa bônus do álbum Secrets of the Runes). Afinal de contas, como soaria uma música influenciada pela disco music tocada por uma banda do chamado metal sinfônico?




Por fim, Tobias Sammet e seu Avantasia regravaram “Lay All Your Love on Me" e lançaram a versão no EP Lost in Space (Part I), de 2007.




E você? O que achou? Horrível? Inadmissível? Blasfêmia? Ou simplesmente sujeitos que entendem a música enquanto arte/entretenimento e não se limitam em explorar suas musicalidades e influências diversas?

Bom, tirem suas conclusões!.



Comentários