Bob Dylan recebe o Prêmio Nobel de Literatura


Foi anunciado nesta quinta, 13/10, o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2016: Bob Dylan. O anúncio foi feito na sede da Academia Sueca, em Estocolmo. Dylan, o primeiro norte-americano a receber o prêmio desde o escritor Toni Morrison em 1993, foi agraciado por “ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção americana”.

Sara Danius, secretária permanente da Academia, falou sobre a escolha: "Ele é um grande poeta na tradição inglesa, ele incorpora a tradição e por 54 anos ele vem se reiventando, criando novas identidades. Blonde on Blonde (1966) é um exemplo do seu jeito brilhante de rimar e de suas imagens pictóricas. Pode parecer uma decisão radical, mas se você olhar lá para trás, você descobre Homero, Safo, que escreviam poemas para serem ouvidos, cantados, é a mesma coisa com Bob Dylan”.

Robert Allen Zimmerman nasceu em 24 de maio de 1941 e é um dos músicos e compositores mais importantes da história do rock. Suas letras deram profundidade à música pop, explorando temas políticos e do cotidiano de maneira até então inédita. O músico está com 75 anos e já lançou 37 discos de estúdio, em uma carreira que teve início em 1962 e segue ativa. Além disso, Dylan já escreveu seis livros, possui outros seis livros de arte publicados e foi tema de dezesseis biografias, além de dezenas de outras publicações que analisam sua obra.

Comentários