Livro: Lindo Sonho Delirante, de Bento Araújo


Desde 2003 à frente da poeira Zine, excelente revista brasileira cujo foco são os sons obscuros das décadas de 1960 e 1970 (se ainda não leu a pZ, leia!), o jornalista Bento Araújo dá um importante passo em sua carreira com o lançamento do livro Lindo Sonho Delirante.

Viabilizada através de um bem sucedido crowdfunding, a obra é um belo e necessário compêndio sobre a música psicodélica brasileira, ao mesmo tempo resgatando discos e artistas não tão conhecidos do público e realçando a importância da obra de nomes já icônicos, como Mutantes, Caetano, Gil e toda a turma vinda da Bahia. Com 232 páginas, papel couchê, lombada quadrada e  textos em português e inglês, o livro é fundamental para quem quer pesquisar de maneira profunda a música jovem produzida no Brasil entre o final dos anos 1960 e meados da década de 1970.

No total, Bento lista uma centena de discos, faz resenhas breves sobre cada um deles, mostra o porque foram importantes e apresenta o contexto em que cada título foi criado e veio ao mundo. O livro é estruturado de maneira semelhante ao que encontramos em 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, o que torna a leitura fácil e rápida. 


Obra de inegável envergadura para quem gosta de música, Lindo Sonho Delirante é uma fonte de pesquisa extremamente útil, pois compila um período e um movimento musical até então ausente das obras sobre o gênero lançadas até hoje no Brasil. Ainda que os artistas mais conhecidos presentes em suas páginas já tenham a sua carreira analisada à exaustão em diversos outros trabalhos, está justamente na inclusão de nomes pra lá de obscuros a verdadeira força do livro, em um garimpo sonoro digno do mais talentoso artesão.

O único ponto negativo de Lindo Sonho Delirante é o preço, já que o valor de R$ 120 pode ser um tanto salgado se levarmos em conta a oferta de obras sobre música disponíveis atualmente nas livrarias de todo o país. No entanto, o ineditismo da proposta somado à qualidade do trabalho de Bento Araújo compensa o investimento.

Se você é um fã de música ou quer presentear alguém com algo original neste final de ano, Lindo Sonho Delirante é uma dica certeira.


Comentários