Livro: Viva La Vida Tosca, de João Gordo e André Barcinski


Escrito em parceria com o jornalista André Barcinski (autor de Barulho - Uma Viagem pelo Underground do Rock Americano, Pavões Misteriosos - 1974 a 1983: A Explosão da Música Pop no Brasil, Guia da Culinária Ogra: 195 Lugares para Comer Até Cair e Zé do Caixão - Maldito: A Biografia), Viva La Vida Tosca é autobiografia do lendário João Gordo e está chegando às livrarias de todo o Brasil pela Darkside Books. 

Com capa dura, 320 páginas, inúmeras fotos e um projeto gráfico de tirar o chapéu (quem já leu algum livro lançado pelo Darkside sabe da excelência editorial dos caras), o livro conta toda a vida de João Francisco Benedan, partindo de sua infância, passando pela trajetória com o Ratos de Porão e chegando à transformação do vocalista de uma das maiores bandas punk do Brasil em um ícone da cultura pop brasileira, processo que se deu através dos inúmeros programas que Gordo apresentou na MTV.

Barcinski entrevistou João Gordo durante dezoito meses, extraindo memórias e histórias que nem o próprio músico lembrava. Além disso, conversou com familiares, amigos e companheiros de banda e trabalho, conseguindo montar um painel biográfico bastante abrangente. Narrado em primeira pessoa, o livro não esconde nada, expondo os medos, a relação profunda com as drogas, as tretas e as situações quase surreais pelas quais João passou em toda a sua vida.

A relação com a família é contada com uma transparência até então inédita. Com um pai autoritário e com sérios problemas de temperamento, João sempre teve um conflito com o seu progenitor. De uma família de classe média baixa, veio ao mundo logo após o golpe militar de 1964 e viveu a sua adolescência durante os anos 1970 e 1980. O retrato da família de João é aterrador, com problemas causados por ambas as partes, e que mexem profundamente com o leitor.


Autêntico até o último fio de cabelo, João Gordo relata suas experiências com a cena punk de São Paulo, seus conflitos com as diferentes facções que formavam um movimento que ficou mais conhecido pela violência do que pela ideologia, e em como isso acabou o afastando do punk e o aproximando da comunidade do metal. As inúmeras turnês do Ratos pela Europa são outro destaque, com o contraste entre jovens brasileiros sem maiores expectativas e experiências sendo expostos a um universo totalmente novo.

O fato é que o Ratos de Porão passou anos e anos trabalhando duro e do seu próprio jeito, construindo uma sólida reputação mundo afora, o que tornou João Gordo uma figura conhecida em vários pontos do mundo. Isso fez com que o vocalista tivesse uma relação próxima com diversos músicos das mais variadas bandas, e isso é contado em detalhes.

Acima de tudo um sobrevivente, João Gordo não esconde isso em nenhum momento, contando de maneira forte todos os problemas pelos quais passou, e como foi salvo por amigos e amigas em diversas oportunidades. A transformação iniciada por duas sérias situações que colocaram a sua vida em risco e geraram longos períodos de internação na UTI foram aos poucos mudando a visão das coisas, culminando com a chegada de Vivi, sua esposa, e de seus dois filhos, Victória e Pietro.

Divertido e revelador, Viva La Vida Tosca é um livro excelente e que você lê de uma tacada só. Suas mais de trezentas páginas voam em suas mãos, graças ao texto muito bem construído e à história de seu protagonista, que parece escrita por um roteirista em momento de grande inspiração. E é, além disso, um documento justo a um dos músicos e personagens mais importantes do rock brasileiro, dono de uma trajetória que foi se adaptando aos diferentes momentos e prioridades de sua vida.

Uma das melhores biografias que já li, fácil.

Comentários