Soen explora seu lado sombrio em novo disco, revela vocalista


Com o título de Lykaia, o terceiro álbum do supergrupo sueco Soen está sendo lançado hoje. 3 de fevereiro, sucedendo Cognitive (2012) e Tellurian (2014). O título vem da mitologia grega, de um festival homônimo que acontecia nas encostas do Monte Lykaion, e onde supostamente ocorriam lutas envolvendo canibalismo, sacrifícios humanos e até mesmo a presença de lobisomens.

O disco foi gravado de forma totalmente analógica, tornando a sonoridade da banda ainda mais coesa. Em entrevista à Metal Hammer, o vocalista Joel Ekelöf revelou que “as músicas foram colocadas acima das partes individuais, para que pudéssemos nos concentrar nas emoções. Estamos nos sentindo fortes e confiantes como banda no momento, e as pessoas estão se dando conta de que o Soen é tudo, menos um projeto paralelo ou temporário. Este é um disco baseado em nossas experiências pessoais. Estamos fechando um capítulo em nossas vidas, então este é um trabalho bastante direto em relação aos nossos discos anteriores, que eram mais filosóficos e conceituais”.


Questionado se o lado mais sombrio do ser humano serviu de inspiração para Lykaia, Joel respondeu: “A escuridão é, na maioria das vezes, mais complexa e fascinante. Acredito que precisamos explorar nosso próprio lado negro para sermos cada vez melhores. Uma dose saudável de pensamento negativo ajuda as pessoas a reconhecerem o que realmente são por dentro”.

Sobre a imagem da capa do álbum, Joel explicou que “o lobo evita a interação com os seres humanos, enquanto o cão simplesmente nos segue cegamente. Em situações como essa acho que o mais importante é buscar o consentimento entre ambos os lados. Mas devemos buscar isso por conta própria, não apenas seguindo um líder”.

A formação atual do Soen conta com Joel Ekelöf (vocal), Marcus Jidell (guitarra), Lars Ahlund (guitarra, teclado), Stefan Stenberg (baixo) e Martin Lopez (bateria).

Comentários