Review: Rock Freeday Collection Volume 1 (2017)


Comemorando dez anos, uma das melhores e mais tradicionais web radios brasileiras de rock e metal decidiu comemorar a data através de um CD com bandas presentes em sua programação. Esta é a história por trás da coletânea Rock Freeday Volume 1, lançada em janeiro deste ano e distribuída apenas para jornalistas, radialistas, lojistas e produtores brasileiros e norte-americanos.

O disco traz dezessete faixas de dezessete bandas diferentes, todas brasileiras e que exploram diferentes sonoridades dentro do metal e do rock. Temos o metal tradicional e com pegada hard rock do King Bird, o thrash de nomes como Blazing Dog, o hardão do Big Mofo, o rock com pegada meio psicodélica do Lo Han, o metal melódico do Endless e do Celestial Flames, e assim por diante.

Como em todo lançamento desse tipo, a qualidade das bandas oscila e as preferências podem variar conforme o gosto pessoal de cada ouvinte. No meu caso, destacaria as faixas “Break Away” do King Bird, “Bring Back to the Good Times” do Big Mofo, “Black Veil of Madness” do Endless, “Final Destination” do Celestial Flames e “Kill For Money” do No Way.

Independente disso, o fato é que Rock Freeday Volume 1 cumpre bem o seu papel ao construir um panorama competente da cena rock e metal brasileira, sempre repleta de bons nomes e que, muitas vezes, acabam não alcançando o reconhecimento que merecem por uma série de fatores (e que renderiam uma matéria especial só sobre isso).

Aos interessados, recomendo que ouçam a Rádio Rock Freeday e que procurem ir atrás das bandas presentes neste CD, porque vale a pena conhecer um trabalho de qualidade e que pode, muitas vezes, passar despercebido pelos ouvidos.

01. King Bird – Break Away
02. Blazing Dog – Deus Ex Machina
03. Big Mofo – Bring Back the Good Times
04. Lo Han – Dance With the Devil
05. Bife – IF
06. Septerra – Nightmare
07. Endeless – Black Veil Of Madness
08. Maestrick – Pescador
09. Inheritance – State Of Mind
10. Celestial Flames – Final Destination
11. No Way – Kill For Money
12. Morrigam – Corpo Seco
13. Bella Utopia – Dilema do Prisioneiro
14. Dudé e a Máfia – A cidade
15. Gus – Reconcerto
16. Erva Matt – Romel e Julieta
17. ZY3 – 365 DIAS

Comentários