Review: For Those About to Rock: La Historia de Rodrigo y Gabriela (2014)


For Those About to Rock: La Historia de Rodrigo y Gabriela é um documentário de aproximadamente 90 minutos que conta a história da dupla de violonistas mexicanos Rodrigo Sanchez e Gabriela Quintero. O filme foi lançado em 2014 e tem direção de Alejandro Franco. O doc está disponível no catálogo da Claro Filmes dentro do NOW, serviço de TV on demand da NET.

A dupla ficou conhecida pelo grande público através das versões acústicas e instrumentais para temas consagrados do heavy metal, como "Orion", do Metallica. Mas a trajetória de ambos é fantástica, e o filme revela isso de maneira muito competente. 


O início contextualiza a cena mexicana de rock, fala da proibição do gênero no país por vários anos (algo que eu, honestamente, não sabia) e conta como a dupla de protagonistas se interessou por música. A associação de ambos com o metal é antiga, com participações em bandas de relativo sucesso local. No entanto, a falta de reconhecimento em uma cena lotada de bandas similares levou Rodrigo e Gabriela, a essa altura já parceiros também na vida, a buscar outra alternativa para viver de música, criando algo original e sem paralelo.

O que o filme deixa claro é a absoluta paixão de ambos pela sua arte. Do início tocando em festas de casamento, bares, hoteis, até o sucesso mundial, isso é algo que se mantém constante. A ida para a Europa, primeiramente em Dublin, em busca de novas oportunidades, revelou-se um enorme desafio, mas que aos poucos foi abrindo portas. A virada definitiva se deu após a abertura de um show de Damien Rice, que antes da fama assistia à dupla tocando nas ruas de Dublin e os apresentou ao grande público.


Rodrigo, com seu estilo elegante influenciado por nomes como Paco de Lucia, Al Di Meola e John McLaughlin, é um músico incrível, e que encontrou o seu complemente na sanguínea Gabriela, cuja inquietude levou à concepção e ao desenvolvimento de uma nova técnica de tocar o instrumento. A história de ambos é linda e inspiradora.

Com depoimentos de músicos como Al Di Meola, Robert Trujillo e Alex Skolnick, For Those About to Rock: La Historia de Rodrigo y Gabriela é não apenas um ótimo documentário, mas, sobretudo, um exemplo de como é importante acreditar em si mesmo e nos próprias ideais.

Se você gosta de música, corra já para assistir.

Comentários