Review: Exit Eden - Rhapsodies in Black (2017)


Através dos tempos, por diversas vezes o pop e o erudito se encontraram na história da música. Dessa vez e mais uma vez o encontro se dera de forma bem feliz e oportuna com um ótimo debut, o álbum Rhapsodies in Black da banda Exit Eden.

O grupo das quatro vozes lírico-femininas é capitaneado pela soprano norte-americana Amanda Somerville (Avantasia, Epica, Edguy, Trillium) e completado pela brasileira Marina LaTorraca (Phantom Elite, Avantasia), pela francesa Clémentine Delauney (Visions of Atlantis, Serenity) e pela suíça Anna Brunner (Amar Quartet), esta última sendo também violinista.

O trabalho nos remete a uma série de releituras da música pop dos anos 1980 para cá sempre no formato de metal sinfônico, mas mantendo uma sonoridade acessível, com algumas canções saindo um pouco mais das estruturas originais e outras nem tanto, sendo apenas temperadas com o peso e o toque erudito.

Como destaque cito a ótima versão de "Frozen", canção de Madonna, aqui com a especialíssima participação da frontwoman do Epica, Simone Simons, que também aparece bem em "Skyfall", tema do filme homônimo do agente 007 interpretado originalmente por Adele.

Depeche Mode, Bryan Adams, Bonnie Tyler e Lady Gaga foram bem lembrados e executados em suas canções respectivas, "Question Of Time", "Heaven", "Total Eclipse of the Heart" e "Paparazzi", sempre com arranjos bem orquestrados, as vozes das sopranos muito bem postadas e um pesinho pra fazer a coisa ficar boa.

Concluindo, o Exit Eden nos entrega um álbum de symphonic metal feito para apreciadores do gênero e "para a família", com uma sonoridade peculiar ao estilo e concomitantemente sendo de fácil absorção. Um disco gostoso de se ouvir sozinho ou deixando rolar numa reunião com familiares e/ou amigos, enquanto se beberica e papeia-se ao som dessas quatro excelentes sopranos de quatro nações diferentes.

O quarteto já tem show marcado para o Festival Metal Dayz em Hamburgo, no dia 22 de setembro. Torçamos para que isso rode o mundo e ganhe um registro audiovisual ao vivo.



Comentários