Playlist Collectors Room: Southern Rock


Assim como a New Wave of British Heavy Metal, o Southern Rock é um gênero musical que define uma região específica. Traduzindo: assim como para se enquadrar na NWOBHM uma banda deve ser britânica, no caso do rock sulista o artista precisar ter uma ligação forte com a região sul dos Estados Unidos.

O estilo surgiu no final dos anos 1960, quando grupos como a Allman Brothers Band começaram a unir o rock ao blues e ao country, fazendo surgir uma sonoridade peculiar. Entre as principais características do gênero estão as longas jams, a incrível interação entre as guitarras e os característicos vocais anasalados. Além disso, o boogie é um elemento predominante, assim como os longos solos de guitarra.

O Southern Rock alcançou o seu maior pico de popularidade durante a década de 1970, período em que bandas como os irmãos Allman, o Lynyrd Skynyrd, a Marshall Tucker Band e o Little Feat estavam voando alto e lançando os seus discos mais clássicos. O final da era de ouro do southern se deu em 20 de outubro de 1977, data em que o avião que transportava o Lynyrd Skynyrd caiu em um pântano na Louisiana matando o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, a backing vocal Cassie Gaines e o manager Dean Kilpatrick, além dos pilotos. Vivendo o seu ápice, o Lynyrd Skynyrd foi forçado a encerrar a carreira, retornando apenas dez anos mais tarde com uma nova formação.

O gênero ganhou um revival nos anos 1990 com o surgimento de bandas como o The Black Crowes e o Gov’t Mule, que levaram o legado do southern adiante através de discos excelentes. E anos 2000 temos visto grupos como o Blackberry Smoke e o Whiskey Myers honrarem a história do estilo.

Abaixo está uma playlist enorme organizada em ordem cronológica, que inicia no primeiro disco da Allman Brothers Band, lançado em 1969, e vai até o álbum derradeiro de Gregg Allman, que saiu este ano. Nela você tem o melhor que o Southern Rock produziu em mais de quatro décadas, com os maiores clássicos do estilo ao lado de jóias perdidas.

Ouça e divirta-se no player abaixo:

Comentários