Jimmy Page e Robert Plant relembram performance caótica no Live Aid


O Ultimate Classic Rock publicou um texto onde traz depoimentos de Robert Plant e Jimmy Page sobre o show que o Led Zeppelin fez no Live Aid, festival beneficente repleto de grandes nomes que foi organizado pelo músico Bob Geldof e aconteceu no dia 13 de julho de 1985 de maneira simultânea no Wembley Stadium na Inglaterra e no John F. Kennedy Stadium nos Estados Unidos. Aliás, foi esse evento que deu origem ao Dia Mundial do Rock.

O Led Zeppelin tocou no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, com Plant, Page e John Paul Jones acompanhados pelos bateristas Phil Collins e Tony Thompson e pelo baixista Paul Martinez. O show foi prejudicado pela falta de ensaio com os dois bateristas, pela guitarra fora de tom de Jimmy Page, a voz rouca de Robert Plant e o mau funcionamento do equipamento de palco. A imprensa da época classificou a performance como "vergonhosa" e o vocalista refere-se à ela como uma “atrocidade”.

Na apresentação no Live Aid o Led Zeppelin tocou apenas três músicas: “Rock and Roll”, “Whole Lotta Love” e “Stairway to Heaven”.

Tanto Page quanto Plant recordaram esse momento em rápidos depoimentos. Para Robert Plant: “Foi horrível. Emocionalmente, eu estava comendo todas as palavras que pronunciava, e ainda por cima estava rouco. Fiz três shows seguidos antes de chegar ao Live Aid. Ensaiamos durante a tarde, e quando chegamos ao palco a minha voz havia desaparecido. Page chegou primeiro e instantaneamente nos conectamos novamente. Mas não era a hora de ele fazer aquilo, pois havia acabado de lançar o segundo álbum do The Firm e acho que ele ficou um pouco confuso com tudo”.

Já a opinião de Jimmy Page é essa: “O Live Aid foi como um ensaio de uma hora de duração, com todos nos encontrando depois de sete anos sem tocarmos juntos. Em certo ponto, quase esqueci o motivo de estar naquele palco. Eu estava muito preocupado em esquecer este ou aquele acorde, já que não tocava aquelas músicas há anos. Eu me sentia tocando com velhos amigos, e isso é sempre bom. Foi uma boa terapia também, já que cada um de nós estava indo em uma direção diferente em nossas carreiras. Foi interessante, mas devo admitir que no início foi meio estranho. Não totalmente estranho, mas ligeiramente tenso”.

Para quem nunca assistiu, abaixo está o show completo do Led Zeppelin no Live Aid:

Comentários