Bento Araújo inicia campanha de financiamento coletivo para o livro Lindo Sonho Delirante Vol. 2


O objetivo do livro Lindo Sonho Delirante vol.2: 100 Discos Psicodélicos ou Audaciosos do Brasil (1976-1985) é mostrar que o Brasil produziu trabalhos musicais transgressores, muitos deles que, infelizmente, continuam negligenciados pelo grande público. Este novo volume funciona como um presente à memória da música brasileira e àqueles artistas que expandiram a mente e seus conceitos em nome da arte, ainda em plena era de repressão militar.

A garimpagem das obras contidas neste segundo volume começa em 1976. Partimos rumo a uma jornada de dez anos, que termina justamente no ano de 1985, quando teve fim a ditadura militar no país.

De pioneiros como Lula Côrtes, Tom Zé, Arnaldo Baptista, Alceu Valença, Antonio Adolfo, Odair José, Belchior, Robertinho de Recife e Zé Ramalho, até heróis e heroínas não tão celebrados como Marinho Castellar, Taiguara, Cátia de França, Piry Reis, Jarbas Mariz, Ricardo Uchoa, Luli & Lucinha, Mário Garcia, Jocy de Oliveira, Hugo Filho, Ivinho e Flaviola e o seu Bando do Sol. Do rock bem brasileiro do Papa Poluição, Flor de Cactus e Aratanha Azul, até a música vanguardista de Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e Aguilar e sua Banda Performática. Da sofisticação progressiva d’A Barca do Sol, Terreno Baldio, Recordando o Vale das Maçãs e Bacamarte, até a fusão promovida por nomes como Hermeto Pascoal, Grupo Um, Cheiro de Vida e Cesar Mariano & Cia. Todos estão juntos nesse segundo volume do Lindo Sonho Delirante.


O livro é ricamente ilustrado, com reproduções das capas de todos os 100 discos apresentados. Cada disco é acompanhado de uma resenha em português e inglês, minuciosa reprodução da arte gráfica original, um cabeçalho contendo o nome do grupo/artista, nome do disco/compacto, seu respectivo selo fonográfico, número de série da prensagem original e ano de lançamento. Além das resenhas, o livro contém uma introdução, onde uma particular visão do período é abordada. A profundidade da pesquisa somada à beleza artística das capas dos discos deve atrair tanto os colecionadores de longa data, como aqueles que estão adentrando agora ao mundo do colecionismo.

Especificações:
232 páginas
21 cm de largura x 19,5 cm de altura
600g
Inteiramente colorido
Capa em papel couchê 300 g/m2, miolo em couchê 115 g/m2, lombada PUR
Textos em português e inglês
100 resenhas de discos + 100 reproduções das capas originais + Introdução


Comentários