Review: Tax the Heat - Change Your Position (2018)


O Tax the Heat é um quarteto formado em 2013 na cidade inglesa de Bristol. A proposta da banda é bem interessante: trazer a energia e a pegada do rock dos anos 1960 para uma abordagem atual, com timbres e produção contemporâneos. O grupo estreou em 2016 com Fed to the Lions e lançou em março o seu segundo disco, Change Your Position. O álbum saiu pela Nuclear Blast, maior gravadora de heavy metal do planeta, e que vem expandindo seu catálogo com discos de bandas além da pancadaria.

São 12 músicas em pouco mais de quarenta minutos, com um começo animador mas que acabam perdendo um pouco da força na parte final do trabalho. A pegada roots está presente em diversas canções, notoriamente na abertura com a dobradinha “Money in the Back” e na faixa título. A produção deixou o som bastante cheio e com foco nos graves, o que faz com que, em certas passagens, a sensação é de estarmos ouvindo um disco dos também britânicos Royal Blood, principalmente quando as composições trazem riffs mais “rítmicos”, por assim dizer.

A voz do também guitarrista Alex Veale, com um timbre agudo, é um dos destaques, assim como a bem entrosada dupla formada pelo baixista Antonio Angotti e pelo baterista Jack Taylor. Já a guitarra de JP Jacyshyn é bem focada, entregando doses sadias de peso sem os excessos típicos dos guitar heroes. Apresentando influências de nomes clássicos como Cream e Thin Lizzy e equilibrando-as com ecos do Black Keys e Queens of the Stone Age, o Tax the Hear entrega um som conciso, sem excessos e que desce redondo.

Se você procura novos nomes para dar um refresh na sua playlist de rock, Change Your Position é uma boa dica. 

Comentários