Documentário sobre a cena metal de Pernambuco será exibido no festival In-Edit


A saga dos metaleiros pernambucanos e a sua convivência com ritmos e estilos como o forró, frevo, punk e manguebeat chega às telas de um dos mais importantes festivais de documentários musicais do mundo. Dirigido por Leo Crivellare e com roteiro de Wilfred Gadêlha, Pesado - Que Som é Esse Que Vem de Pernambuco? vai integrar a programação do In-Edit Brasil, a versão nacional do evento que nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em mais cinco países. Financiado pelo Funcultura, o filme da Jaraguá Produções será exibido dento da mostra Brasil Doc em duas sessões: a primeira no dia 9h, às 15h, no Spcine Lido, e a segunda no dia 14, no mesmo horário, no Centro Cultural São Paulo.

É um objetivo que a gente alcança: exibir o filme em São Paulo e ainda mais num festival como o In-Edit, que chega à décima edição no Brasil. Estamos nos sentindo muito felizes”, afirma o roteirista. “Ser selecionado para participar de um festival tão respeitado como o In-Edit é muito importante para o nosso filme. Além de fazer um recorte muito interessante sobre a produção de documentários musicais no Brasil, o festival poderá proporcionar uma visibilidade fora do país, e a gente acredita que Pesado pode ter uma bela carreira internacional”, complementa Crivellare.

Pesado é uma experiência de imersão na cena metal de Pernambuco, a partir da sua gênese, ainda nos anos 1970, passando pelos anos de consolidação nas décadas seguintes até chegar ao momento atual, em que centenas de bandas disputam holofotes em um Estado amplamente conhecido como diverso culturalmente. O diálogo entre metaleiros e outros atores do underground e da cultura de massa é um dos conflitos que move o filme. Depoimentos emocionantes, imagens raras e uma trilha sonora de artistas que nem mesmo chegaram ao disco são pontos fortes da obra. 

Logo após a sessão do dia 9, no Spcine Olido, haverá o lançamento da segunda edição do livro Pesado - Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco, de autoria de Wilfred Gadêlha. A publicação, que sai sob o selo da Cepe Editora, traça um panorama de quatro décadas da cena metal pernambucana e vem recheada de novidades com relação à primeira edição, que saiu em 2014 e se esgotou em três meses. Desta vez, o livro traz atualizações referentes aos quatro últimos anos, além de uma “trilha sonora” de sons raríssimos: em cada um dos 15 capítulos há um QRCode, que envia o leitor para uma experiência sinestésica, em que bandas inéditas em CD como Fire Worshipers, Arame Farpado e Necrópsia compartilham espaço com outras como Cruor, Elizabethan Walpurga, Cangaço e Decomposed God.

SERVIÇO
O quê? Exibições do documentário Pesado - Que Som é Esse Que Vem de Pernambuco? no In-Edit Brasil
Quando: 9 de junho, às 15h (Spcine Olido - Avenida São João, 473, Galeria Olido, Centro, São Paulo) - Com lançamento do livro Pesado - Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco (R$ 30)
14 de junho, às 15h (CCSP - Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, São Paulo)

FICHA TÉCNICA
Título: Pesado – Que Som é Esse Que Vem de Pernambuco?
Ano de produção:  2017
Duração: 100 minutos
Direção: Leo Crivellare
Roteiro, argumento e entrevistas: Wilfred Gadêlha
Direção de fotografia e câmera: Mariano Maestre
Montagem, cor e finalização: André Farkatt
Direção de arte e projeto gráfico: Alcides Burn
Som direto: Pedro Moreira e Lucas Ramalho
Edição de som e mixagem: Gera Vieira e Kiko Santana
Direção de produção: Luiz Barbosa
Assistentes de produção: Lilian Pimentel e Clarissa Dutra
Produção executiva: Carol Ferreira
Produção: Jaraguá Produções

Comentários