Quadrinhos: Neurocomic - A Caverna das Memórias, de Hana Ros e Matteo Farinella


O mercado de brasileiro de quadrinhos está tão diversificado e vive uma fase tão aquecida em termos de vendas que nós, leitores, estamos sendo brindados com uma variedade de títulos tão ampla que possibilita leituras que seriam inimagináveis há alguns anos. A Panini, que possui o licenciamento da DC e da Marvel no Brasil, além dos títulos da Mauricio de Sousa, é dona de mais de 80% do mercado, o que força os outros players a buscarem títulos atrativos para os leitores. Isso gera uma oferta de HQs fora da curva, vinda de editoras que estão conseguindo montar um catálogo bastante atraente como Darkside Books, Pipoca & Nanquin, Mino, Venêta e outras.

Neurocomic - A Caverna das Memórias é um exemplo quase didático dessa realidade do mercado. Escrita pela dupla Hana Ros e Matteo Farinella, ambos neurocientistas, a HQ conta, de maneira didática, como funciona o cérebro humano. Sim: Neurocomic, como o título deixa claro, é uma história em quadrinhos sobre o cérebro. Ilustrada por Farinella, leva o leitor em uma viagem literal pelo cérebro, onde vamos encontrando diversos pesquisadores que ao longo dos anos tiveram seus nomes marcados na ciência por descobertas e pesquisas que possibilitaram o melhor entendimento sobre o funcionamento da mente humana.



A forma como conceitos científicos são apresentados é bastante leve, primando pela clareza de discurso, tanto textual quanto gráfico. Isso possibilita a fácil assimilação por parte do leitor, e o resultado acaba sendo uma leitura rápida e muito informativa. Ao final da HQ nos pegamos pensando sobre os conceitos presentes no quadrinho a cada pensamento que elaboramos, a cada novo raciocínio que chegamos. E isso, por si só, já demonstra o impacto da HQ na vida prática e cotidiana do leitor.

Graficamente, Neurocomic mantém a alta qualidade dos títulos da Darkside Books. Com capa dura, 144 páginas e arte em PB impressa em papel pólen de alta gramatura, a HQ ainda conta com uma belíssima capa com aplicação de verniz em pontos de destaque da arte.

Neurocomic - A Caverna das Memórias é um daqueles títulos com capacidade para atrair e agradar não apenas o público de quadrinhos, mas também quem não possui o hábito de consumir HQs.


Comentários