Quadrinhos: A Arte de Charlie Chan Hock Chye, de Sonny Liew


Vamos falar um pouco sobre A Arte de Charlie Chan Hock Chye, de Sonny Liew. Achei que seria uma leitura maçante, mas me enganei redondamente. Sonny, que é um quadrinista malaio, criou a figura fictícia de Charlie Chan Hock Chye como personagem condutor de uma crítica feroz ao governo de Singapura. Sim, trata-se de uma HQ política, e ela é brilhante. 

Charlie Chan é um quadrinista, e Liew usa a carreira e a evolução artística de seu personagem entremeada com as questões vividas pelo povo de Singapura. O traço muda constantemente, temos colagens com fotos, HQs menores dentro da HQ: enfim, trata-se de um inspirado exercício de metalinguagem e que proporciona uma leitura informativa e bastante recompensadora. 

Você não vai ler em uma sentada, porque os temos abordados são densos em sua maioria, mas essa história o acompanhará por vários dias, sempre com surpresas interessantes a cada virada de página.

O material foi lançado no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim e traz o cuidado gráfico já característico dos títulos do trio. Acho que, sem exagero ou empolgação, trata-se de uma das melhores leituras que fiz em 2018 e provavelmente estará em uma minha lista de melhores do ano.

E vocês, já bateram os olhos em A Arte de Charlie Chan Hock Chye? O que acharam? Também compartilham de uma opinião parecida com a minha ou estão achando outra coisa?





Comentários