Passando a Limpo: R.E.M.


O R.E.M. foi formado em 1980 na cidade de Athens, no estado da Georgia, nos Estados Unidos, e permaneceu na ativa até 2011, quando anunciou o fim da sua trajetória. Durante este período, o quarteto formado pelo vocalista Michael Stipe, pelo guitarrista Peter Buck, pelo baixista e tecladista Mike Mills e pelo baterista Bill Berry (que se afastou da banda após um aneurisma cerebral que se rompeu em pleno palco durante um show em março de 1995 - Berry retornou como convidado fazendo participações especiais em alguns shows ao longo dos anos, e hoje é um tranquilo fazendeiro e está afastado da música) lançou 15 discos, 3 álbuns ao vivo, 14 compilações, 1 disco de remixes, 1 trilha sonora, 12 DVD/Blu-rays, 7 EPs e 63 singles. 

Uma carreira brilhante e que deu ao grupo o status de uma das maiores e mais importantes bandas do rock alternativo norte-americano. O R.E.M. viveu o seu auge comercial nos anos 1990, principalmente devido ao enorme sucesso mundial alcançado pelo seu sétimo disco, Out of Time, que foi lançado em março de 1991 e vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o planeta. Criativamente, no entanto, a banda já mostrava desde os seus primeiros trabalhos o quanto era diferenciada e tinha ideias brilhantes para apresentar.

Para conhecer mais sobre o R.E.M., elaborei uma playlist cronológica que traz 52 músicas de todos os discos, iniciando em Murmur (1983) e indo até Collapse Into Now (2011). Essa jornada musical dá uma perfeita dimensão de tudo que esse quarteto incrível trouxe para o rock e de como a música do R.E.M. influenciou centenas de artistas ao longo dos anos.

Para ouvir e saber mais sobre o R.E.M., é só dar play abaixo:

Comentários