Passando a Limpo: U2


Nascida na cidade de Dublin em 1976, o U2 é a maior banda irlandesa de todos os tempos. Primeiramente, o grupo atendeu pelo nome de Feedback (entre 1976 e 1977) e The Hype (1977 e 1978), mudando para U2 em março de 1978. A sugestão veio de Steve Averill, vocalista do The Radiators e amigo pessoal de Adam Clayton, que listou seis possíveis nomes para os caras.

Em 42 anos de carreira, o U2 lançou 14 álbuns, 1 disco ao vivo, 3 compilações, 67 singles, 8 EPs, 1 box e 18 VHS/DVD/Blu-ray. Estima-se que o U2 tenha vendido mais de 175 milhões de discos em todo o mundo. A banda irlandesa recebeu 52 certificações da RIAA, a associação que contabiliza de maneira oficial a venda de LPs, CDs e todos os formatos de música no mercado norte-americano, o que significa que o quarteto recebeu mais de 50 Discos de Ouro, Platina ou Diamante em sua carreira. A banda está na posição 21 da lista de artistas que mais venderam discos em todos os tempos. Além disso, oito de seus álbuns chegaram à primeira posição nos Estados Unidos, o terceiro maior número entre qualquer banda de qualquer estilo.

Em relação aos prêmios, o U2 foi indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Canção Original - em 2003 por “The Hands That Built America” e em 2014 por “Ordinary Love” -, mas não venceu em nenhuma das oportunidades. A banda foi indicada 47 vezes ao Grammy, e venceu a maior premiação da música 22 vezes. 

Abaixo está uma playlist com 61 faixas e mais de 4 horas de duração, organizada em ordem cronológica e que mostra a evolução de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr., de uma banda de garagem para um dos maiores nomes da história da música. A seleção traz canções que vão desde a estreia com Boy (que chegou às lojas em outubro de 1980) e chega até composições presentes no trabalho mais recente dos irlandeses, o ótimo Songs of Experience (que saiu em dezembro de 2017). No meio do caminho, faixas marcantes lançadas apenas como single ou que apareceram em trilhas sonoras também foram incluídas.

Portanto, se você quer entender melhor como uma banda surgida nos bares da Irlanda se tornou uma das maiores da história do rock, ouça com atenção e perceba como os caras foram evoluindo e inserindo novos ingredientes a cada novo disco, construindo uma sonoridade única, influente, marcante e inegavelmente original.

Divirta-se!

Comentários