Review: FB1964 - Störtebeker (2017)


Com a chegada do Avantasia e o lançamento do seu disco de estreia - o já clássico The Metal Opera (2001) -, a proposta de unir o heavy metal a uma abordagem tanto musical quanto lírica inspirada na tradição das grandes óperas ganhou cada vez mais adeptos. No entanto, projetos realmente bons seguindo essa abordagem não foram muitos, convenhamos.

Felizmente, o FB1964 quebra a sina. Idealizado pelo guitarrista alemão Frank Badenhop, o grupo conta a história do corsário Klaus Störtebeker, um dos mais famosos piratas teutônicos, que viveu entre os anos 1300 e 1400. Seu novo disco, Störtebeker, vem com doze músicas e traz as participações especiais de nomes como Bobby Ellsworth (Overkill), David DeFeis (Virgin Steele), John Gallagher (Raven), Chris Boltendahl (Grave Digger), Udo Dirkschneider (ex-Accept), Gerre Jeremia (Tankard), Henning Basse (Firewind) e Ronnie Romero (Rainbow), além dos guitarristas Gary Holt (Slayer, Exodus), Jeff Loomis (Nevermore, Arch Enemy), Nita Strauss (Alice Cooper), John Norum (Europe), Axel Rudi Pell, David T. Chastain e Victor Smolski (Rage). Um time de respeito, e que entrega um ótimo trabalho.

Sob a batuta de Badenhop, a banda evolui seguindo uma estrutura que vai apresentando a história, e os convidados, aos poucos. O trabalho de composição é muito bem feito e intercala excelentes faixas instrumentais entre as canções, recurso que gera interlúdios que tornam a história ainda mais forte. Em termos de estilo, o que ouvimos é um metal com os dois pés no lado mais tradicional do gênero, porém sem soar ultrapassado. Há peso, grandes riffs e agressividade, assim como momentos de velocidade e outros mais calmos. A carga dramática do álbum é impressionante e consegue transportar o ouvinte para as batalhas e confrontos vividos por Störtebeker, assim como levar aos momentos mais contemplativos do personagem principal.

Para tornar tudo ainda mais forte, a edição nacional lançada pela Hellion Records vem com um encarte com nada mais nada menos que 32 páginas que apresenta a história, traz as letras e fala sobre todo o projeto. 

Störtebeker é um lançamento inesperado, já que nunca tinha ouvido falar deste projeto e acredito que ele é desconhecido também da maioria dos leitores do site. No entanto, a qualidade final deste disco é inegável, e traz aquela ótima sensação que tanto apreciamos ao ouvir um álbum de metal que reafirma nossa crença no estilo.

Comentários