Review: Samael - Hegemony (2017)


Seis anos após seu último trabalho de estúdio, a banda suíça Samael retornou em 2017 com Hegemony. O sucessor de Lux Mundi também marcou uma mudança na formação do quarteto com a inclusão do baixista e guitarrista Thomas “Drop" Betrisey. O vocalista e guitarrista Michael “Vorph" Locher e o baterista Alexandre “Xytras" Locher completam a banda. Em Hegemony, a segunda guitarra ficou a cargo de Marco “Mak" Rivao, mas ele acabou sendo substituído pelo baixista Pierre “Zorrac" Carroz.

O que temos em Hegemony é a sonoridade que sempre marcou a trajetória do Samael. Ou seja: um metal atual, que flerta com o lado mais extremo do estilo e apresenta influências igualitárias tanto do gótico quanto do industrial. A edição nacional, lançada pela Hellion Records, vem com uma faixa bônus: “Storm of Fire”.

Se você não está familiarizado com o som do Samael, o que posso dizer é que trata-se de um metal industrial (sem tanta ênfase no industrial, o que pessoalmente me agrada) muito bem executado, que ganha contornos cinematográficos devido a inserções orquestradas bem desenvolvidas. O vocal gutural e o uso frequente de blast beats, que são devidamente intercalados com muitos momentos onde o ritmo é mais convencional, enfatizam o aspecto extremo da sonoridade do quarteto. Já a onipresença de teclados, que em alguns momentos transformam-se em pianos, deixa a música do grupo bastante dramática e é o responsável por trazer para o universo da banda a legião de góticos que sempre acompanhou o Samael.

Como curiosidade, vale mencionar a versão para “Helter Skelter”, clássico dos Beatles, que aqui foi vestida com a estética característica do Samael. O resultado é uma releitura inegavelmente curiosa, mas nada muito além disso.

Hegemony é mais um bom trabalho deste quarteto suíço, na estrada há mais de 30 anos e com uma sólida discografia. Se você ainda não conhece os caras, está aí uma ótima oportunidade. E se já é fã do Samael, certamente irá gostar bastante deste novo álbum.

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.