Review: Triumph - Just a Game (1979)


Terceiro álbum do Triumph, Just a Game é mais um dos discos da banda canadense relançados no Brasil pela Hellion Records. Vamos, então, falar um pouco a seu respeito.

Just a Game sucedeu a estreia auto-intitulada (que saiu em 1976) e Rock & Roll Machine (1977), e antecedeu aquela que é considerada a melhor fase do grupo, com a trinca Progressions of Power (1980), Allied Forces (1981) e Never Surrender (1982). Musicalmente, o que ouvimos é o trio formado por Rik Emmett (guitarra e vocal), Michael Levine (baixo e teclado) e Gil Moore (bateria e vocal) ainda em busca de seu próprio som, que seria apresentado ao mundo de maneira efetiva a partir de 1980. O que quero dizer com isso é que em Just a Game ainda podemos ouvir uma banda que deixa claras as suas influências e, muitas vezes, acaba bastante presa a elas. Isso fica muito claro em “Lay It on the Line”, por exemplo, que pode ser facilmente confundida com uma canção desconhecida do Rush.

Emmett e Moore alteram-se nos vocais principais das canções. E aqui há de se mencionar que as músicas com Gil Moore geralmente variam entre um rock and roll mais cru e pesado ou pelas terras do blues, como “Young Enough to Cry”, uma das melhores do disco. Já Emmett, que para mim possui a voz mais associada ao Triumph (talvez por ser a dominante em grande parte dos hits do grupo), é o protagonista das composições que apresentam as estruturas mais elaboradas e soam mais ambiciosas, com o trio equilibrando elementos de rock progressivo com a melodia onipresente em seu universo musical. É daí que vem ótimas faixas como a que batiza o disco, majestosa e grandiosa e, sem dúvida, um dos grandes momentos da carreira do Triumph. 

A parte final de Just a Game ainda reserva a bonita “Hold On”, com seu arranjo crescente e que traz Emmett brilhando, e a inusitada “Suitcase Blues”, que na verdade é a banda brincando com um jazz descontraído e muito legal.

Just a Game foi o início do processo que levou o Triumph a gravar clássicos como Allied Forces. Suas oito músicas revelam uma banda que já mostrava os ingredientes que iriam aflorar nos anos seguintes, levando o trio canadense a ser um dos mais bem sucedidos nomes do hard rock da primeira metade dos anos 1980.

Compre o disco aqui.

Comentários