Quadrinhos: Cebolinha - Recuperação, de Gustavo Borges


Idealizada por Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções, a série Graphic MSP teve o seu início em novembro de 2012 com Astronauta: Magnetar, de Danilo Beyruth, e chega agora ao seu vigésimo volume com Cebolinha: Recuperação, de Gustavo Borges. Durante esses seis anos, a premissa continuou a mesma: apresentar novas interpretações e abordagens, tanto textuais quanto artísticas, para os personagens clássicos criados por Mauricio de Sousa e que estão na memória afetiva de milhões de brasileiros. O resultado, como qualquer um que já leu uma dessas graphic novels sabe, é mais do que satisfatório.

Em Cebolinha: Recuperação (capa dura ou cartão, formato 19x26 cm, 100 páginas, papel couché), encontramos o eterno pretendente a “Lei da Lua” envolto em problemas escolares e familiares. Gustavo Borges (artista de Escolhas e Até o Fim, ambas publicadas em 2017 pelo selo Geektopia, da editora Novo Século) conta uma história emocionante e extremamente humana, onde o leitor é apresentado a um Cebolinha diferente daquele menino espevitado ao qual está acostumado.

A trama mostra o garoto envolto em uma disputa com outro menino na escola e empregando todas as suas energias para vencê-lo, e, com isso, perdendo o foco e a atenção no que realmente importa: os estudos. A consequência é que Cebolinha fica em recuperação, e precisa se esforçar para não reprovar de ano. Ao mesmo tempo, o título da HQ também se aplica à família Cebola, já que o pai do personagem principal é vítima da crise econômica que todos nós vivemos e acaba sendo demitido. Com isso, a família precisa rever suas prioridades, seus hábitos de consumo e seu modo de vida, e isso impacta tanto os adultos quanto as crianças.


A mente inquieta de Cebolinha, acostumada a bolar uma infinidade de planos infalíveis para pegar o coelho Sansão e superar a Mônica, passa a ser empregada então para imaginar soluções para ajudar o seu pai economicamente. E, nesse ponto, a sensibilidade de Gustavo Borges arrepia, pois mostra todo o empenho de uma criança de sete anos para encontrar saídas de um problema da vida adulta e que muda o seu cotidiano. Quem não nasceu em berço esplêndido como eu e a maioria dos leitores, ficará particularmente sensibilizado ao relembrar dos perrengues que víamos nossos pais enfrentarem fazendo todo o possível para que a avalanche de contas não impactasse nossas infâncias. E, como bem sabemos quando crescemos e ficamos adultos, essa é uma tarefa e tanto.

Gustavo apresenta novos integrantes da família Cebola, como os avós do Cebolinha, e também enfatiza os laços firmes da amizade entre o personagem principal e Mônica, Magali e Cascão, mostrando o quanto o apoio dos amigos é fundamental para superarmos os problemas que encontramos pelo caminho.

O texto é leve e vai ganhando mais dramaticidade à medida em que as situações vão se complicando, e possui a capacidade de falar tanto com crianças quanto com adultos, que irão ter diferentes reações ao final da leitura. Já a arte de Gustavo é um show a parte, extremamente expressiva, com cores vivas e brincando com a avalanche de planos que brotam da mente criativa de Cebolinha. As páginas dividem espaço com os esquemas bolados pelo careca, criando um efeito muito legal.


Cebolinha: Recuperação é a penúltima das quatro Graphic MSP publicadas em 2018 e faz companhia a Jeremias: Pele (que saiu em abril), Horácio: Mãe (julho) e Astronauta: Entropia (que será lançada em dezembro, durante a CCXP). Um fato que merece especial destaque é que dois desses títulos - Jeremias e Cebolinha - apresentam questões sociais que fazem parte do cotidiano do brasileiro. Enquanto que na obra de Rafael Calça e Jefferson Costa temos um fundamental questionamento sobre o preconceito racial tão comum nas ruas do país e que muita gente finge não existir, na história de Gustavo Borges vemos a MSP aproximando-se de seus leitores ao tratar de um assunto que impacta a vida de milhões de vidas: o desemprego e as consequências que ele traz.

Esta é mais uma ótima HQ, mais uma bola dentro da Graphic MSP, e que tem os seus méritos tanto por trazer uma história revelante quanto por dar espaço e divulgação para o trabalho de um jovem com imenso talento como Gustavo Borges.


Compre com desconto abaixo:

Comentários