Quadrinhos: N., de Stephen King, Marc Guggenheim e Alex Maleev


Só o fato de ser uma adaptação de um conto escrito por Stephen King e contar com ilustrações de Alex Maleev já bastaria para chamar a atenção para N., graphic novel lançada pela Darkside Books. Porém, o roteiro aborda um tema que foi banalizado pelos tempos atuais e merece bastante atenção.


O assunto principal de N. é o transtorno obsessivo-compulsivo (T.O.C.), distúrbio de comportamento que afeta um número cada vez maior de pessoas e que se caracteriza por uma ansiedade crescente e que só é aplacada se o indivíduo realizar tarefas específicas, que podem ir desde a contagem do número de passos até o trabalho, a verificação constante de portas e janelas, manias de organização e um sem número de variáveis. T.O.C. não é ficar irritado porque as lombadas da sua coleção de quadrinhos não seguem um padrão. T.O.C. é uma perturbação séria e que, em casos extremos, dizima a saúde mental dos pacientes e pode levar até mesmo à morte.




É o que vemos em N. A história conta o caso de um estranho paciente atendido por um psiquiatra e que mostra sinais crescentes de transtorno obsessivo-compulsivo, que começaram a se manifestar após ele visitar uma determinada propriedade no interior dos Estados Unidos. A degradação mental a que o personagem passa a cada página é intensificada pela arte de Maleev, sempre bastante expressiva e adequada a tramas onde os personagens enfrentam situações extremas, como vimos em sua parceria com Brian Michael Bendis na aclamada fase de ambos no Demolidor. O texto de Marc Guggenheim mantém a essência do conto de King e evolui progressivamente, causando incômodo no leitor por apresentar um quadro cada vez mais preocupante. A questão é que a solução encontrada pelos envolvidos é extrema e chocante, o que torna N. uma HQ pesada, sombria e um tanto perturbadora.


A edição da Darkside é linda, vem com uma luva protetora e capa dura, em um trabalho gráfico que mantém a qualidade já tradicional da editora.


Ao final da leitura, o que temos é um quadrinho que foge totalmente do universo de super-heróis característico do Marvel e traz para discussão um assunto que faz parte da vida de um número cada vez maior de pessoas. Ótima leitura, recomendo!


Compre com desconto abaixo:


Comentários