Quadrinhos: A Menina do Outro Lado, de Nagabe


A Menina do Outro Lado é um mangá escrito e ilustrado pelo artista japonês Nagabe e que acaba de ser publicado no Brasil pela Darkside Books. Trata-se de uma série contínua e que não tem a sua história concluída neste primeiro volume. Pelo contrário: lá fora, o título já está no sexto. A boa notícia é que, além de ser ótima, A Menina do Outro Lado já teve o lançamento do seu segundo volume anunciado para abril pela Darkside.

O que temos aqui é a história de uma garotinha chamada Shiva, que vive em um mundo estranho e é protegida por uma criatura misteriosa e sombria conhecida como Sensei. Ambos vivem em um mundo que foi dividido em dois lados contrastantes: o dos vivos, onde estão as pessoas normais, e “o mundo de fora”, onde estão os similares a Sensei. Trata-se de uma história de terror que apresenta alguns momentos tensos neste primeiro volume, que é muito mais focado em apresentar a relação entre os dois protagonistas.

Shiva é uma menina doce, curiosa e inteligente. Como toda criança, quer descobrir o mundo e saber sempre mais. Mas não pode explorar todo o seu universo devido à divisão do universo onde vive. Sensei é uma criatura visualmente amedrontadora, mas que se revela extremamente amoroso com Shiva, ensinando-a a como se relacionar com a realidade e protegendo-a a qualquer custo. A maneira como Nagabe constrói a relação de amor e afeto entre seus dois personagens principais é tocante e mostra uma sensibilidade imensa, tanto nos diálogos quanto nos quadros.

A narrativa é muito mais lenta do que a habitual correria dos mangás tradicionais, e isso me agradou bastante, já que não curto muito o modo como os mangakás, de forma geral, contam suas histórias. O traço de Nagabe é delicado e até mesmo sutil algumas passagens, criando um universo ilustrativo que casa perfeitamente com o clima proposto pelo mangá. Mesmo quando entrega quadros mais sombrios e tensos, a forma como dá a luz à sua arte faz com que tudo não fique carregado visualmente, impressionando os olhos do leitor com os belos quadros que entrega.

A história é introduzida neste primeiro volume, deixando os demais para o seu aprofundamento. Há um gancho narrativo no final que gera uma enorme curiosidade no leitor, que sente-se como a própria Shiva e sua relação com o mundo misterioso que quer descobrir.

Graficamente, temos o apuro tradicional dos títulos da Darkside. Capa dura, papel de qualidade, impressão perfeita e sem erros de revisão. A tradução de Renata Garcia é bastante fluída e cativa o leitor de imediato, mantendo a dinâmica entre luz e sombra da obra original.

Não sou fã de mangá, porém gostei muito de A Menina do Outro Lado. E isso se deu principalmente pela forma como Nagabe conta a história. Não temos aqui a narrativa frenética, o uso constante de onomatopeias e o modo tradicional com que os mangás são apresentados. Há diversos elementos da maneira ocidental de fazer quadrinhos presentes na obra, o que não apenas a torna mais fácil de assimilar e conquistar novos leitores, como a deixa muito mais universal e fora do nicho de onde vêm.

Recomendo!

Compre com desconto abaixo:

Comentários