Discoteca Básica Bizz #152: Carl Perkins - Original Sun Greatest Hits (1986)


Estatisticamente, Carl Perkins não passa de um artista de um sucesso só. Apenas o clássico "Blue Suede Shoes" registrou alto nas paradas de sucesso da revista Billboard. Mas, da mesma forma como aconteceu com Velvet Underground e MC5, a influência de Perkins foi muito superior a seu êxito comercial. O cantor e guitarrista, morto no dia 19 de janeiro de 1998 aos 65 anos, foi sinônimo de rockabilly e fator decisivo na carreira de gente como George Harrison, Eric Clapton, Brian Setzer e muitos outros.

Pobre e ambicioso, Perkins não diferia muito dos centenas de jovens músicos que rondavam a Sun Records de Memphis (única gravadora que pode clamar o título de berço do autêntico rock and roll). Ele começou a gravar na Sun logo depois de Elvis Presley, mas Sam Phillips, dono da empresa, vetou suas inclinações country. A recomendação de Phillips foi clara: queria que o cantor achasse "um som diferente". Perkins então acelerou sua música e colocou no country muita pegada de blues. Ao lado de Scotty Moore (também guitarrista de Elvis), ele logo se tornou um dos primeiros guitar heroes brancos da história do rock. Seu estilo de tocar era certeiro e preciso, e seu fraseado, cheio de elegância, remontava a músicos como Merle Travis, pioneiro da guitarra no country.

Grande instrumentista, Perkins também sacava a linguagem da juventude da época. É o caso do clássico "Blue Suede Shoes", um hino ao narcisismo e ao estilo cool dos rockers dos anos 1950. Lançada no final de 1955, a música estourou em todas as paradas americanas e fez dele um astro nacional muito antes de Elvis.


Infelizmente, Perkins sofreu um acidente de carro que o tirou de cena por vários meses. Quando voltou a gravar, tinha até evoluído, mas nunca recuperou sua popularidade inicial. Músicas como "Everybody’s Trying to Be My Baby", "Put Your Cat Clothes On", "Matchbox", "Sure to Fal", "Lend Me Your Comb", "Glad All Over" e "Honey Don’t" são peças definitivas do rockabilly e obrigatórias no aprendizado de qualquer guitarrista com aspirações a roqueiro. Quase todas essas músicas foram gravadas pelos Beatles - nos discos oficiais ou em registros só lançados recentemente, como Live at BBC e a série Anthology. Nenhum outro artista teve tantas composições regravadas pelo maior grupo de rock de todos os tempos.

Depois que saiu da Sun, Perkins foi para Columbia e lançou pelo menos um disco antológico, o notável Whole Lotta Shaking (1959). Depois, se dedicou mais ao country. Nunca, porém, abandonou o rockabilly. O melhor exemplo dessa fidelidade é Go, Cat Go, seu último trabalho, lançado no fim de 1996.

Mas é seu registro na Sun que o colocou no mapa como um dos grandes do rock and roll. E toda a vez que alguém atacar "it’s one for the money, two for the show", Perkins vai sentir a confirmação de que fez seu trabalho direitinho.

Texto escrito por Paulo Cavalcanti na Bizz #152, de março de 1998

Comentários