Livro: Fogo e Sangue – George R.R. Martin (2018, Suma)


Além de dar origem a uma das maiores séries de TV de todos os tempos, os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo são a maior saga de fantasia desde O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolinkin. George R.R. Martin, discípulo de Tolkien, criou um mundo vasto, complexo, repleto de histórias e pra lá de cativante, aclamado tanto pela crítica quanto pelo público. E que, logicamente, não está restrito aos episódios produzidos pela HBO e nem aos cinco livros já publicados.

Fogo e Sangue é mais um exemplo do universo expandido de As Crônicas de Gelo e Fogo, que conta também com HQs, games e outros títulos sobre o universo de Westeros, como o magnífico e ricamente ilustrado O Mundo de Gelo e Fogo. Em Fogo e Sangue, Martin conta a história da ascensão da dinastia Targaryen, que conquistou o continente e unificou os sete reinos detalhados em seus livros.

Com 600 páginas, a obra tem início com a conquista de Aegon e suas irmãs Vysenia e Rhaenys. Montados nos dragões Balerion, Vhagar e Meraxes, os irmãos Targaryen assumiram o comando de Westeros e deram início a uma das histórias mais incríveis do universo de fantasia. George R.R. Martin usa as páginas de Fogo e Sangue para contar o que é apenas apresentado, muitas vezes de forma rasa e apressada, nos livros (e consequentemente na série de TV), esmiuçando em detalhes toda a história da dinastia Targaryen e contando como foram os governos dos 16 reis da dinastia.



Esse aprofundamento proporciona, além de uma compreensão mais ampla do universo, o contato com personagens incríveis e que até agora eram praticamente desconhecidos, como os reis Jaehaerys I e a rainha Alysanne, o sanguinário Maegor e muitos outros, incluindo aí literalmente centenas de coadjuvantes, além do próprio Aegon, O Conquistador, e suas irmãs. Martin escreve de maneira diferente dos livros da série, onde cada capítulo é focado em um personagem. Em Fogo e Sangue vemos a história através do ponto de vista de um historiador, o arquimeistre Gyldayn. A prosa de Martin é dinâmica, com um ritmo constante, frases curtas e parágrafos breves. Os acontecimentos vão se revezando um após o outro, montando um quebra-cabeça que agradará em cheio os fãs.

Um dos trechos mais importantes do livro é o que se debruça sobre a chamada Dança dos Dragões, período em que a família Targaryen estava dividida em dois grupos diferentes, ambos sedentos por assumir o Trono de Ferro. Essa disputa levou a uma guerra sangrenta, onde embates épicos entre dragões são contados com riqueza de detalhes.


Aliás, os dragões são outro ponto alto do livro. Martin relata cada um dos dragões já surgidos em sua história, montando uma galeria com mais de uma dezena de animais magníficos, cada um com as suas particularidades, cores e personalidades próprias. Quem leu e assistiu Game of Thrones sabe da importância que os dragões possuem na história, e ler sobre uma época em que vários deles dividiam o mesmo espaço é divertido e interessantíssimo.

Fogo e Sangue é um livro repleto de detalhes e revelações, indicado para fãs mais dedicados da obra de George R.R. Martin e que desejam mergulhar de maneira mais profunda no universo criado pelo escritor norte-americano. O livro é apenas o primeiro volume, e um segundo concluindo a história dos Targaryen será produzido, mas ainda não tem data de lançamento definida. Além disso, conta com mais de 80 ilustrações criadas por Doug Wheatley, artista que já trabalhou com títulos como Star Wars, Conan, Superman e outros.

Compre com desconto abaixo:





Comentários