Review: Corporate Death – Terminate Existence (2008, reedição 2019)



Terminate Existence, disco de estreia do Corporate Death, foi relançado recentemente pela Cianeto Discos e é uma ótima oportunidade para quem quer ter em sua coleção um dos grandes álbuns do death metal brasileiro. O disco foi lançado originalmente em 2008 e retorna com novo acabamento gráfico.

Na época a banda era formada por Flávio (vocal), Damien (guitarra e baixo) e Paulo (bateria). O CD traz nove faixas e apresenta um death metal vigoroso com constantes mudanças de dinâmica. A abordagem é técnica e agressiva, aspectos que ficam ainda mais evidentes pela ótima produção. O Corporate Death faz algo que gosto muito em bandas de death que é a alternância de andamentos, com passagens rápidas sendo interrompidas por trechos onde o grupo desacelera o ritmo. Essa característica deixa o som dos caras ainda mais pesado, com o recurso de luz e sombra conduzindo a explosões sonoras ora guiadas pela velocidade, ora pelo peso descomunal. Outro recurso está nos vocais dobrados, que dão ainda mais agressividade e acabaram se tornando uma receita bastante utilizada pelas bandas de metal extremo nos últimos anos.

É preciso evidenciar o quanto o trabalho de composição de Terminate Existence é certeiro. Fundada em 2001, a banda levou nove anos para lançar o seu primeiro álbum, e quando fez isso já possuía a casca que só a estrada e a experiência proporcionam. Isso fez com que as canções presentes aqui sejam exemplos de como o death metal pode ser efetivo. Muito bem feito, o trabalho do Corporate Death impressionou na época do lançamento original e segue soando atual mais de dez anos depois.

Entre as músicas destaque para a ótima abertura “Living Funeral”, a carismática “Contagious Insanity”, a excelente “Inherit”, a grooventa “Fading Existence” e “Terminated Horizons”.

Se você é fã de death metal, precisa ter esse CD em seu acervo. E se você curte nomes como Krisiun, Deicide, Malevolent Creation e até mesmo Behemoth, eis aqui algo que irá agradar em cheio os seus ouvidos.



Comentários