Review: Détente – Recognize No Authority (1986, reedição 2019)



O Détente surgiu em Los Angeles em 1984 e lançou o seu disco de estréia em agosto de 1986. Recognize No Authority traz uma alquimia entre speed e thrash metal e possui status de cult entre fãs de metal dos anos 1980. Os principais atrativos para isso estão na voz de Dawn Crosby e a presença de Ross Robinson na guitarra. Sim, o mesmo Ross Robinson que faria carreira a partir do final daquela década e se transformaria em um dos maiores produtores do metal contemporâneo assinando clássicos como Life is Peachy do KoRn, Roots do Sepultura e o debut do Slipknot.

Recognize No Authority está sendo lançado pela primeira vez no Brasil, e a responsável por isso é a sempre competente Hellion Records. A edição nacional vem com seis faixas bônus e é idêntica à versão comemorativa que saiu em 2016 pela Cognitive Records.

O som, como já dito, une a velocidade do speed metal com a técnica, andamentos elaborados e o peso do thrash. O vocal de Crosby é bem agudo, porém repleto de agressividade, enquanto as guitarras apresentam um trabalho interessante. E é bastante curioso conhecer as origens de Robinson, que fez história como um dos arquitetos do nu metal e aqui mostra uma faceta totalmente diferente da sua relação com a música.

Um item histórico e que ganha uma edição caprichada e com preço acessível. Se você curte metal oitentista, não preciso nem dizer que é imperdível.

Comentários