Quadrinhos: Exorcismo – O Ritual Romano, de El Torres, Jaime Martínez e Sandra Molina (2019, Darkside Books)


Exorcismo – O Ritual Romano é um quadrinho escrito pelo roteirista El Torres e ilustrado por Jaime Martínez, com cores de Sandra Molina – todos espanhóis. A obra foi publicada entre setembro de 2014 e abril de 2015 em quatro edições lançadas pela Amigo Comics. O título chega ao Brasil em uma edição em capa dura que compila toda a obra e traz a excelência gráfica tradicional da Darkside Books em um livro de 128 páginas, formato 17x26 centímetros e papel pólen.

Como o próprio título da HQ indica, é um quadrinho de terror e trata sobre possessão demoníaca. O “ritual romano” mencionado faz alusão ao livro litúrgico que contém os rituais oficiais da Igreja Católica que devem ser empregados por um sacerdote quando ele for realizar um exorcismo. O roteiro de Torres traz referências a obras clássicas sobre o tema como O Exorcista, livro escrito por William Peter Blatty em 1971 e adaptado para o cinema em 1973, e filmes contemporâneos como a saga Invocação do Mal, baseada nos relatos dos demonologistas Ed e Lorraine Warren.

Mas o ponto principal da HQ de Torres, Martínez e Molina não está amparado nessas referências a clássicos e sucessos conhecidos. O que surpreende o leitor em Exorcismo – O Ritual Romano é o personagem que é possuído, a figura principal da Igreja Católica colocada no centro de uma história muito bem contada, tanto textualmente quanto graficamente. Torres faz alusões diretas a Joseph Ratzinger, sucessor de João Paulo II e elevado ao posto máximo da Igreja Católica sob o nome de Bento XVI, e também ao seu sucessor, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Além disso, toca em um dos temas mais conturbados do catolicismo, que é o abuso sexual de meninas e principalmente meninos por parte de diversos padres. Essas fatores constroem uma narrativa que soa estranhamente familiar ao leitor, prendendo a atenção do começo ao fim da obra.



John Brennan, o personagem central, é um padre que contesta diversas normas da igreja e por isso é colocado de lado, mas precisa retornar ao Vaticano quando só ele parece ser a solução para os fatos sombrios que andam acontecendo por lá. A arte de Jaime Martínez cria uma atmosfera densa e aterrorizante, amplificada pela colorização primorosa de Sandra Molina, baseada em uma paleta de tons escuros e condizentes com o que está sendo contado. A leitura é, ao mesmo tempo, cativante e claustrofóbica, pois a soma da parte gráfica com os diálogos que não dispensam termos escatológicos e explícitos por parte dos sujeitos possuídos pode chocar pessoas mais sensíveis. O resultado é uma HQ ao mesmo tempo criativa e que respeita os arquétipos do horror presentes na cultura pop enquanto eleva o tema da possessão a um nível poucas vezes explorando antes.

Exorcismo – O Ritual Romano é excelente, porém algumas pessoas poderão, como já dito, se sentirem incomodadas pela forma como tudo é mostrado na HQ. Pessoalmente adorei o roteiro, a arte e as surpresas que a história me apresentou, isso sem falar no já esperado cuidado gráfico da Darkside Books.

Compre com desconto no link abaixo:

Comentários