Porque o Metallica é a maior banda de metal de todos os tempos



A discussão vem à tona sempre que alguém ou algum veículo profere a frase: “Metallica, a maior banda de heavy metal de todos os tempos”. Essa afirmação sempre gera polêmica entre o público, então vou tentar explicar os motivos de ela estar correta.

O heavy metal está alicerçado sobre alguns ícones. Nomes como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e próprio Metallica traduziram a gênese do que é o estilo em suas canções. Outras bandas, tais como Motörhead, Slayer, Dio, Accept, Helloween e Motörhead, também foram responsáveis por conduzirem o estilo por caminhos determinantes e duradouros, ainda que não tenham alcançado o arrebatador número de vendas e o inquestionável sucesso comercial do quarteto norte-americano. O Motörhead, por exemplo, vendeu um total de 15 milhões de discos em toda a sua carreira, pouco menos da metade do que o álbum mais vendido do Metallica.

O Black Sabbath foi a banda que tornou tudo possível. Sem eles, o metal não existiria. O Judas Priest mudou o curso do gênero ao afastá-lo de suas raízes no blues, inserindo doses generosas de melodias e um trabalho primoroso de harmonia nas guitarras. O Iron Maiden aprimorou ainda mais o caminho iniciado pelo Judas e, em uma carreira singular onde a palavra integridade talvez seja o termo mais apropriado para definir tal trajetória, construiu um dos maiores legados da história da música pesada. E o Metallica pegou o que Sabbath, Judas e Maiden fizeram, misturou com a agressividade de nomes como Venom, Motörhead e Mercyful Fate, colocou uma pitadinha da atitude vinda diretamente do punk rock e deu ao mundo o thrash metal.

São todas banda incríveis e com legados gigantescos e eternos, mas ao analisarmos o adjetivo que está no título desta matéria, entramos em um mundo um pouco mais concreto e com parâmetros menos subjetivos. Antes de tudo, é preciso entender o que o termo MAIOR significa, e que a sua definição não tem nada a ver com a palavra MELHOR. Segundo o Aurélio, principal dicionário da língua portuguesa, trata-se de “algo que excede outro em quantidade, volume, extensão, intensidade ou duração”. Ou seja, é uma unidade de medida, no final das contas. Eu, com meu 1,88 metros, sou maior que uma pessoa que tem 1,60. Isso é um fato e não uma opinião. Já o significa de melhor segundo o Aurélio é aquilo que “está acima do bom, aquilo que é superior, que contém os mais altos graus de qualidade”. Ou seja: sua definição passa, indiscutivelmente, por questões subjetivas e que refletem não apenas o gosto pessoal de cada indivíduo, mas também as experiências que vivemos como consumidores de música.

Em relação à uma banda, quando vamos analisar o seu tamanho a unidade que utilizamos é fria e direta: seus números. Quantos discos ela vendeu, quantos ingressos foram comercializados para seus shows, quanto arrecada em seus concertos. Todos eles elementos que ajudam a mensurar o tamanho da sua legião de fãs, o impacto da sua popularidade. É o que a palavra “maior" significa. E aqui é preciso deixar bem claro mais uma vez: o conceito de “maior" é, como você bem sabe, diferente de “melhor”, “mais influente” e “mais importante”. Mas não preciso explicar tudo isso mais uma vez, afinal todo mundo sabe a diferença, não é mesmo?


Tendo como base essa abordagem, não existe nada igual ao Metallica dentro do metal, e muito provavelmente jamais existirá algo parecido. Black Album, seu quinto disco, é o álbum de metal mais vendido de todos os tempos, com mais de 31 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo. Em toda a sua carreira o Metallica já vendeu mais de 125 milhões de discos, o que faz da banda uma das maiores best sellers de todos os tempos. 

O álbum mais recente do grupo, Hardwired … To Self-Destruct (2016), alcançou o primeiro lugar em 57 países diferentes. Segundo dados da ONU divulgados em 2015, o nosso planeta está dividido em 193 países. Colocando em termos estatísticos, o último disco do Metallica foi primeiro lugar nas paradas de 29,5% dos países do mundo - quase um terço do planeta. Um feito bastante impressionante, não é mesmo?

Como curiosidade, abaixo estão os números estimados de vendas em todo o mundo até hoje de cada um dos discos lançados pelo Metallica em quase quatro décadas de carreira:

Kill ‘Em All - 7 milhões
Ride the Lightning - 10 milhões
Master of Puppets - 12 milhões
… And Justice for All - 15 milhões
Metallica - 31 milhões
Load - 9 milhões
Reload - 8 milhões
Garage Inc. - 8 milhões
St. Anger - 6 milhões
Death Magnetic - 5 milhões
Hardwired ... To Self-Destruct – 2,5 milhões

Agora, vamos a uma lista com as bandas de hard rock e heavy metal que mais venderam discos em todos os tempos, em todo o planeta:

1 Led Zeppelin - 250 milhões
2 AC/DC - 200 milhões
3 Aerosmith - 150 milhões
4 Bon Jovi - 130 milhões
5 Metallica - 115 milhões
6 Guns N’ Roses - 100 milhões
7 Def Leppard - 100 milhões
8 Kiss - 100 milhões
9 Iron Maiden - 90 milhões
10 Foreigner - 80 milhões
11 Meat Loaf - 80 milhões
12 Van Halen - 80 milhões
13 Journey - 75 milhões
14 Black Sabbath - 70 milhões
15 Judas Priest - 40 milhões
16 Slipknot - 40 milhões

Dos nomes acima, se destacarmos apenas os que se enquadram dentro do heavy metal, temos:

1 Metallica - 125 milhões
2 Iron Maiden - 90 milhões
3 Black Sabbath - 70 milhões
4 Judas Priest - 40 milhões
5 Slipknot - 40 milhões


Quando analisamos os números relativos às turnês, temos um resultado semelhante. Abaixo estão as turnês de artistas de rock que mais arrecadaram dinheiro durante a década de 2010. O Metallica é o único artista de heavy metal incluído na lista de tours mais lucrativas da década (e mais: na lista das turnês mais lucrativas da história da música - a título de curiosidade, liderada pelo U2 e sua 360º Tour -, o Metallica é o único nome de metal a constar). 

Abaixo, as bandas de rock que mais lucraram com turnês na década de 2010:

1 U2 – U$ 1.038.104.132
2 The Rolling Stones – U$ 929.196.083
3 Bon Jovi – U$ 836.661.584
4 Paul McCartney – U$ 813.811.559
5 Bruce Springsteen – U$ 729.789.815
6 Roger Waters – U$ 702.231.419
7 Metallica – U$ 661.907.247
8 Guns N’ Roses – U$ 648.112.698
9 Eagles – U$ 630.066.670

Pessoalmente, coloco o Black Sabbath como a banda mais influente quando o assunto é heavy metal, seguida pelo Iron Maiden, que na minha opinião é a que possui o legado mais abrangente. Mas, quando estamos falando de grandeza, não há como fugir do fato de o Metallica ser, indiscutivelmente, o maior nome da história do gênero, como os números provam. Acima de gosto individual e preferências pessoais por esse ou aquele artista, trata-se de um fato indiscutível baseado em números, como mostrei nas informações deste texto.

Então, uma dica: ao invés de perder tempo se envolvendo em discussões toda vez que alguém citar a verdade óbvia - que o Metallica éa maior banda de metal da história -, use essa energia para descobrir novos sons, ler alguns livros, assistir alguns filmes ou realizar algo mais produtivo. Garanto que vai valer muito mais a pena ;-)

Comentários

  1. Galera tem que aprender a diferença entre maior, melhor e mais influente/importante

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem o mérito de tirar o metal do nicho, arregimentando para o gênero muitos que nunca chegariam lá, se não fosse o Black! Ou seja, maiores e também, multiplicadores. E na mina opinião, melhores!

    ResponderExcluir
  3. Está sim é a melhor banda de metal, e ainda é uma das melhores da atualidade, até 1990 era pau a pau com o Iron, mas o Iron Maiden hoje é uma banda de aposentados com um cantor morrendo a microfone e as pessoas amam gastar dinheiro atoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem lógica o seu critério, Metallica é mais um produto dos EUA que os leigos aceitam, olha as letras do Iron Maiden, melodias, refrões, solos, onde o Metallica chega no no nível de When The Wild Wind Blows só para citar um exemplo?

      Excluir
    2. É muito triste quando um site muito conceituado se rende ao argumento simples e medíocre dos números para definir quem é o maior de um segmento, porque indo para um extremo a banda Calypso vendeu mais alguns que qualquer pianista contemporâneo da mesma, do que qualquer artista de blues da mesma época, porque esta sinfônica fazendo um show gratuito Não atraio mesmo público do que um reality show com mulheres nuas ou semi-nuas. Aonde fica o critério qualidade nisso tudo na hora da avaliação?
      O Metallica como uma banda puramente de metal pesado até o seu disco de 1988, não entraria essa contagem de números de vendas de discos ou de tamanho de turnês para ser colocado como o maior do heavy metal, Metallica até 1988, era uma banda que tocava com a terceira maior de grandes festivais com o monster of Rock de 1987 onde o Bon Jovi que gravou seu primeiro disco de estúdio depois do Metallica e o DIO como atrações principais.
      Então vamos fazer uma retrospectiva correta se baseando na década de 80, ainda que eu acho que números podem haver armadilhas porque o país Estados Unidos é muito grande sua população mais de muito grande de um grande poder aquisitivo e muito nacionalista sua realidade pode não ser a realidade do mundo, mesmo assim o Metallica seria muito menor que o Iron Maiden na década de 80 mesmo tendo a vantagem de ser dos Estados Unidos.
      Mas aí em 1991 metálica faz e que o que muitos artistas norte-americanos fazem se preocupam com a popularidade com a vendagem de discos com alcançar outros públicos, e lançam um álbum projetado para atingir o público comum com videoclipes como nothing of matters, The unforgiven, a prova ideia de composição do disco de fazer músicas melhores para mais fácil consumo das pessoas, é um pessoalmente totalmente pop é um processo de produção muito semelhante ao do histeria do Def Leppard, músicas menores de fácil acesso ao público comum, como norte-americanos que são consegue alcançar um resultado comercial muito grande, não bastasse o que fizeram no álbum preto nos álbuns seguinte o Load, até com o country a banda flerta, obviamente fazendo músicas para o público comum tanto no Black album como no load e até no reload, Metallica vendeu seus discos para as pessoas que teoricamente não iriam consumir uma banda de heavy metal convencional, ou seja eles foram pop, mudaram seu produto para atingir o público comum.
      E tem gente que ainda usa esse tipo de relacionamento como base para querer dizer que eles são maior banda de heavy metal?
      Algum tipo de piada?
      o ser humano com a sua sanidade em perfeito estado não pode colocar o metálica na frente do Black Sabbath do Iron Maiden quando o assunto é heavy metal.

      Excluir
    3. Anderson, acho que você não leu a matéria. O critério usado foi puramente matemática.

      Excluir
  4. Não é minha banda favorita... adoro os discos clássicos, mas negar que eles atingiram um patamar que poucos irão conseguir seria loucura. Merecidamente a maior!

    ResponderExcluir
  5. Me lembro muito bem de 1989 primeira vez deles no Brasil Il Il minha segunda banda preferida.

    ResponderExcluir
  6. Não vejo nada de mais nessa banda. 🙄

    ResponderExcluir
  7. Quando ouvi Hardwired … To Self-Destruct, fiquei impressionado oq a banda ainda consegue ainda fazer... e o melhor ter sucesso com um album de inéditas, conseguir lotar turnês e ainda ter shows de alta qualidade msm com todo esse tempo de banda. Pra mim Metallica é sim a maior banda de metal de todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente nunca escutou mais Metallica depois do Load e do Reload(q pra mim são álbuns muito bons), depois veio o St.anger, q é péssimo. Mas depois veio o Death Magnetic e o Hardwired...to self-destruction, q são ótimos álbuns, para mim no mesmo nível dos quatro primeiros. Mas as pessoas não escutam, por isso falam q Metallica acabou. Metallica continua sendo o q sempre foi, uma banda espetacular e lendária

      Excluir
  8. Pra mim pessoalmente não gosto muito de Metallica,pra uma coisa se aprimorar,tem que ter o início e isso sim merece o mérito total,Black sabbath é a maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Black sabbath melhor ? Tu só por estar louco. O Metallica é 500 vezes melhor! Muito mais qualidade é potência, fora a atitude!

      Excluir
  9. Vocês só podem estar loucos! O . Metallica é a maior banda de rock/Heavy de todos os séculos! Judas priest tem 3 ou 4 músicas boas, o Iron é um saco, que música chata! O Metallica deu ao Heavy o Grove básico do metal. É a banda mais impressionante do mundo. O resto é brincadeira de criança meu veio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judas Priest 3 ou 4 músicas boas? Iron Maiden chato? KKSKSKSKKKKK vc claramente não tem o menor apreço ou conhecimento de Heavy Metal, já começa que o Judas lançou álbuns durante sua história que manteram o nível de bom, excelente ou genial(Painkiller, British Steel e Screaming For Vengeance)e isso ao longo de 10, 20 ou 30 anos, o Maiden teve um início avassalador, tendo os 7 primeiros álbuns como históricos e geniais, o Metallica é sim grandíssimo, mas apenas o número não consegue sustentar o insustentável, é óbvio que um som extremamente comercial vai vender mais, analisando friamente, o Metallica lançou 5 álbuns históricos, sendo 3 deles geniais e outros dois que seguraram o rojão, depois disso é claro que rolaram lampejos de qualidade como Load e Hardwired, mas comparando com as outras duas bandas já citadas e com outras no meio do metal é difícil dizer que o Metallica é o maior, aqui vou dar exemplos de discografias tão impactantes, maiores ou ligeiramente menores que a do Metallica: Kreator(Endless Pain, Pleasure To Kill, Terrible Certainty, Extreme Aggression e Coma Of Souls), Black Sabbath (Black Sabbath, Paranoid, Master Of Reality, Vol. 4, Sabbath Bloody Sabbath e Sabotage), Slayer (Show No Mercy, Hell Awaits, Reign In Blood, South Of Heaven e Seasons In The Abyss) e Death(Scream Bloody Gore, Leprosy, Human, Symbolic, The Sound Of Perseverance e Individual Though Patterns).

      Excluir
  10. Temos de avaliar o conjunto da obra...Metallica só é Heavy Metal até Justice for All e depois vira pop...São apenas 4 álbuns do gênero para depois virar banda de modinha de quem não conhece o verdadeiro Heavy Metal.....Já o Iron Maiden é mais constante com vários álbuns bons de metal...Eu sei que os três primeiros álbuns da banda são ótimos, mas depois eles se rendem ao dinheiro....Considerar que são os melhores com apenas 3 álbuns de metal é complicado....Se fosse para considerar as bandas com os 3 primeiros álbuns, teriamos de colocar no meio o Helloween e seus Keeper of the Seven Keys da vida, mas, depois, igual o Metallica, não lançaram mais nada que presta.....O Judas tem ótimos álbuns de Heavy Metal em uma constância bem maior do que o Metallica....Quem quiser fazer amizade e falar sobre o assunto, meu email é danielcordisburgo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Pela longevidade e integridade, coloco o Iron Maiden como a maior e melhor banda de Heavy Metal de todos os tempos! Números não me importam, apenas o que eu realmente gosto de ouvir no estilo me interessa!

    ResponderExcluir
  12. Esqueceu de mencionar que o DEF LEPPARD também se enquadra na categoria Heavy Metal.

    ResponderExcluir
  13. Considero o Iron Maiden a melhor do gênero.

    ResponderExcluir
  14. Quando o leitor não consegue. ou não quer interpretar um texto, vemos o que ocorreu várias vezes aqui nos comentários, verdadeiros absurdos, parece que leram outra matéria rss. O Metallica é a maior banda (de metal) baseado em números: vendas de discos, faturamento (turnê), seguidores (ex: No Spotify, o Metallica tem mais de 29 milhões de seguidores, enquanto o Iron tem 8 milhões de seguidores)...Quanto a melhor banda, aí temos critérios Subjetivos (é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência), ou seja, cada tem a sua banda favorita e ponto. Não tem discussão. Agora não podemos comparar pop (pop rock) com metal, Coldplay no Spotify tem mais de 53 milhões de seguidores, Anitta tem mais de 27 milhões de seguidores. Seguidores determina a grandeza e influência de um artista, não a qualidade e o melhor. Contra números não há argumentos. Mas às vezes podemos argumentar contra a forma como são utilizados, e a forma da matéria foi correta: comparação entre bandas de METAL, os dois últimos disco do Metallica são totalmente Metal, e o Metallica não tem esse tamanho por causa do Load, Reload e Saint Anger rss. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  15. Bem sou admirador de Rock desde o início dos anos 90 por influência dos meus pais que eram fãs confessos de Beatles e Elvis meus irmãos eram fãs de U2 e sepultura eu queria uma banda pra min então em 1990 conheci o Metallica através do álbum MASTER de 86 ou seja olha quanta influencia hoje escuto também bandas citadas em outros comentários como Iron Black Megadeth etc..... Tenho maior respeito por todos os fãs e bandas citadas o importante é curtir e admirar e se unir através da música como uma cultura que une as pessoas hoje tenho 45 anos como já disse vamos curtir e não dividir! Não sendo funk! Rock no coração de todos! Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.