Porque o Metallica é a maior banda de metal de todos os tempos



A discussão vem à tona sempre que alguém ou algum veículo profere a frase: “Metallica, a maior banda de heavy metal de todos os tempos”. Essa afirmação sempre gera polêmica entre o público, então vou tentar explicar os motivos de ela estar correta.

O heavy metal está alicerçado sobre alguns ícones. Nomes como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e próprio Metallica traduziram a gênese do que é o estilo em suas canções. Outras bandas, tais como Motörhead, Slayer, Dio, Accept, Helloween e Motörhead, também foram responsáveis por conduzirem o estilo por caminhos determinantes e duradouros, ainda que não tenham alcançado o arrebatador número de vendas e o inquestionável sucesso comercial do quarteto norte-americano. O Motörhead, por exemplo, vendeu um total de 15 milhões de discos em toda a sua carreira, pouco menos da metade do que o álbum mais vendido do Metallica.

O Black Sabbath foi a banda que tornou tudo possível. Sem eles, o metal não existiria. O Judas Priest mudou o curso do gênero ao afastá-lo de suas raízes no blues, inserindo doses generosas de melodias e um trabalho primoroso de harmonia nas guitarras. O Iron Maiden aprimorou ainda mais o caminho iniciado pelo Judas e, em uma carreira singular onde a palavra integridade talvez seja o termo mais apropriado para definir tal trajetória, construiu um dos maiores legados da história da música pesada. E o Metallica pegou o que Sabbath, Judas e Maiden fizeram, misturou com a agressividade de nomes como Venom, Motörhead e Mercyful Fate, colocou uma pitadinha da atitude vinda diretamente do punk rock e deu ao mundo o thrash metal.

São todas banda incríveis e com legados gigantescos e eternos, mas ao analisarmos o adjetivo que está no título desta matéria, entramos em um mundo um pouco mais concreto e com parâmetros menos subjetivos. Antes de tudo, é preciso entender o que o termo MAIOR significa, e que a sua definição não tem nada a ver com a palavra MELHOR. Segundo o Aurélio, principal dicionário da língua portuguesa, trata-se de “algo que excede outro em quantidade, volume, extensão, intensidade ou duração”. Ou seja, é uma unidade de medida, no final das contas. Eu, com meu 1,88 metros, sou maior que uma pessoa que tem 1,60. Isso é um fato e não uma opinião. Já o significa de melhor segundo o Aurélio é aquilo que “está acima do bom, aquilo que é superior, que contém os mais altos graus de qualidade”. Ou seja: sua definição passa, indiscutivelmente, por questões subjetivas e que refletem não apenas o gosto pessoal de cada indivíduo, mas também as experiências que vivemos como consumidores de música.

Em relação à uma banda, quando vamos analisar o seu tamanho a unidade que utilizamos é fria e direta: seus números. Quantos discos ela vendeu, quantos ingressos foram comercializados para seus shows, quanto arrecada em seus concertos. Todos eles elementos que ajudam a mensurar o tamanho da sua legião de fãs, o impacto da sua popularidade. É o que a palavra “maior" significa. E aqui é preciso deixar bem claro mais uma vez: o conceito de “maior" é, como você bem sabe, diferente de “melhor”, “mais influente” e “mais importante”. Mas não preciso explicar tudo isso mais uma vez, afinal todo mundo sabe a diferença, não é mesmo?


Tendo como base essa abordagem, não existe nada igual ao Metallica dentro do metal, e muito provavelmente jamais existirá algo parecido. Black Album, seu quinto disco, é o álbum de metal mais vendido de todos os tempos, com mais de 31 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo. Em toda a sua carreira o Metallica já vendeu mais de 125 milhões de discos, o que faz da banda uma das maiores best sellers de todos os tempos. 

O álbum mais recente do grupo, Hardwired … To Self-Destruct (2016), alcançou o primeiro lugar em 57 países diferentes. Segundo dados da ONU divulgados em 2015, o nosso planeta está dividido em 193 países. Colocando em termos estatísticos, o último disco do Metallica foi primeiro lugar nas paradas de 29,5% dos países do mundo - quase um terço do planeta. Um feito bastante impressionante, não é mesmo?

Como curiosidade, abaixo estão os números estimados de vendas em todo o mundo até hoje de cada um dos discos lançados pelo Metallica em quase quatro décadas de carreira:

Kill ‘Em All - 7 milhões
Ride the Lightning - 10 milhões
Master of Puppets - 12 milhões
… And Justice for All - 15 milhões
Metallica - 31 milhões
Load - 9 milhões
Reload - 8 milhões
Garage Inc. - 8 milhões
St. Anger - 6 milhões
Death Magnetic - 5 milhões
Hardwired ... To Self-Destruct – 2,5 milhões

Agora, vamos a uma lista com as bandas de hard rock e heavy metal que mais venderam discos em todos os tempos, em todo o planeta:

1 Led Zeppelin - 250 milhões
2 AC/DC - 200 milhões
3 Aerosmith - 150 milhões
4 Bon Jovi - 130 milhões
5 Metallica - 115 milhões
6 Guns N’ Roses - 100 milhões
7 Def Leppard - 100 milhões
8 Kiss - 100 milhões
9 Iron Maiden - 90 milhões
10 Foreigner - 80 milhões
11 Meat Loaf - 80 milhões
12 Van Halen - 80 milhões
13 Journey - 75 milhões
14 Black Sabbath - 70 milhões
15 Judas Priest - 40 milhões
16 Slipknot - 40 milhões

Dos nomes acima, se destacarmos apenas os que se enquadram dentro do heavy metal, temos:

1 Metallica - 125 milhões
2 Iron Maiden - 90 milhões
3 Black Sabbath - 70 milhões
4 Judas Priest - 40 milhões
5 Slipknot - 40 milhões


Quando analisamos os números relativos às turnês, temos um resultado semelhante. Abaixo estão as turnês de artistas de rock que mais arrecadaram dinheiro durante a década de 2010. O Metallica é o único artista de heavy metal incluído na lista de tours mais lucrativas da década (e mais: na lista das turnês mais lucrativas da história da música - a título de curiosidade, liderada pelo U2 e sua 360º Tour -, o Metallica é o único nome de metal a constar). 

Abaixo, as bandas de rock que mais lucraram com turnês na década de 2010:

1 U2 – U$ 1.038.104.132
2 The Rolling Stones – U$ 929.196.083
3 Bon Jovi – U$ 836.661.584
4 Paul McCartney – U$ 813.811.559
5 Bruce Springsteen – U$ 729.789.815
6 Roger Waters – U$ 702.231.419
7 Metallica – U$ 661.907.247
8 Guns N’ Roses – U$ 648.112.698
9 Eagles – U$ 630.066.670

Pessoalmente, coloco o Black Sabbath como a banda mais influente quando o assunto é heavy metal, seguida pelo Iron Maiden, que na minha opinião é a que possui o legado mais abrangente. Mas, quando estamos falando de grandeza, não há como fugir do fato de o Metallica ser, indiscutivelmente, o maior nome da história do gênero, como os números provam. Acima de gosto individual e preferências pessoais por esse ou aquele artista, trata-se de um fato indiscutível baseado em números, como mostrei nas informações deste texto.

Então, uma dica: ao invés de perder tempo se envolvendo em discussões toda vez que alguém citar a verdade óbvia - que o Metallica éa maior banda de metal da história -, use essa energia para descobrir novos sons, ler alguns livros, assistir alguns filmes ou realizar algo mais produtivo. Garanto que vai valer muito mais a pena ;-)

Comentários

  1. Galera tem que aprender a diferença entre maior, melhor e mais influente/importante

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem o mérito de tirar o metal do nicho, arregimentando para o gênero muitos que nunca chegariam lá, se não fosse o Black! Ou seja, maiores e também, multiplicadores. E na mina opinião, melhores!

    ResponderExcluir
  3. Está sim é a melhor banda de metal, e ainda é uma das melhores da atualidade, até 1990 era pau a pau com o Iron, mas o Iron Maiden hoje é uma banda de aposentados com um cantor morrendo a microfone e as pessoas amam gastar dinheiro atoa.

    ResponderExcluir
  4. Não é minha banda favorita... adoro os discos clássicos, mas negar que eles atingiram um patamar que poucos irão conseguir seria loucura. Merecidamente a maior!

    ResponderExcluir
  5. Me lembro muito bem de 1989 primeira vez deles no Brasil Il Il minha segunda banda preferida.

    ResponderExcluir
  6. Não vejo nada de mais nessa banda. 🙄

    ResponderExcluir
  7. Quando ouvi Hardwired … To Self-Destruct, fiquei impressionado oq a banda ainda consegue ainda fazer... e o melhor ter sucesso com um album de inéditas, conseguir lotar turnês e ainda ter shows de alta qualidade msm com todo esse tempo de banda. Pra mim Metallica é sim a maior banda de metal de todas.

    ResponderExcluir
  8. Pra mim pessoalmente não gosto muito de Metallica,pra uma coisa se aprimorar,tem que ter o início e isso sim merece o mérito total,Black sabbath é a maior

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.