Review: Gotthard - #13 (2020)


Tem horas em que você só quer ouvir um bom disco de rock. E com toda essa situação que estamos vivendo essa sensação é ainda mais frequente, ajudando a acalmar a alma e confortar a vida enquanto esperamos tudo passar. Esse é o sentimento após escutar #13, novo álbum da banda suíça Gotthard: canções que nos auxiliam a superar os dias e que queremos ouvir novamente para reviver o que elas nos fazem sentir.

 

Depois desse primeiro parágrafo meio lúdico e esotérico, vamos aos fatos: o Gotthard é uma das principais referências do hard rock contemporâneo, e desde que foi formada, em 1992, a banda sempre se destacou com seus belos discos. A morte repentina do vocalista Steve Lee em um acidente de moto em 2010 fez o quinteto se reconstruir, e desde então Nic Maeder assumiu o posto de frontman. #13 é o quarto álbum dessa segunda fase da carreira do Gotthard, sucedendo Firebirth (2012), Bang! (2014) e Silver (2017).

 

Com uma formação estável desde sempre – Leo Leoni (guitarra), Freddy Scherer (guitarra), Marc Lynn (baixo) e Hena Habegger (bateria), além de Marder na voz, piano e ocasional guitarras e violões -, o Gotthard entrega um disco forte e maduro em #13. Ainda que o estilo tocado pela banda possa soar sem profundidade e derivativo em mãos sem talento, os suíços mostram mais uma vez que o buraco é mais embaixo e entregam um senhor álbum de hard rock. Há influências mais clássicas, momentos mais festivos, canções pegajosas, baladas, riffs fortes – enfim, todos os ingredientes que um bom disco de hard deve ter.

 

Entre as músicas destaque para “Missteria” (parceria da banda com Francis Rossi, vocalista e guitarrista do lendário Status Quo), “10.000 Faces”, “Another Last Time”, “Better Than Love”, “Save the Date”, “Man on a Mission” e o peso da excelente “No Time to Cry”, além da belíssima versão para “S.O.S.”, do ABBA, que aqui se transformou em uma senhora balada hard com grande interpretação de Nic Maeder.

 

A má impressão deixada pelos discos recentes é deixada para trás com esse novo álbum. Finalmente o Gotthard parece ter feito as pazes com os seus melhores momentos. #13 é um belo disco de hard rock e que irá permanecer nos seus ouvidos por um longo tempo.

 

Lançamento nacional via Shinigami Records.


Comentários

  1. Cara, a banda é boa! mas não conquistou meus ouvidos! Mas parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.