Variantes - Variantes (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Why Dontcha

Cotação: ***1/2

Gosta de Cachorro Grande, principalmente do primeiro disco? 

Então não se deixe enganar pela capa equivocada (sim, porque ao ver a ilustração você provavelmente pensará em inúmeros estilos musicais, menos naquele que o CD contém) e vá atrás desta estréia do grupo catarinense Variantes. O som é semelhante ao dos gaúchos, só que com uma vantagem: consegue unir o punch e a energia da Cachorro Grande com refrões ainda mais pops, totalmente assobiáveis, feitos sob medida para cantar junto. E com um detalhe: o vocalista Gustavo Faccio canta, e não berra como o Beto Bruno da Cachorro.

Destaque para faixas como "Descontrole", "Sessão Remember", "O Moderno é o 50tão" - espécie de manisfesto e filosofia de vida da banda (não por acaso era o título do primeiro EP dos caras), que consegue unir a sua paixão pelo rock daquela década com os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis atualmente, fazendo com que a sua música soe como um tributo aos primórdios do rock devidamente embalado por letras que contam histórias que só poderiam acontecer nos nossos dias -, "Ninguém pra Conversar" (uma das mais fortes do CD, prontinha pra estourar nas rádios) e a ótima "Canção pra Ela".

O trio, formado por Gustavo Faccio (vocal e baixo), Willian Nascimento (guitarra) e André Baga (bateria) soa coeso e entrosado, com destaque para o vocal agressivo de Faccio e para a guitarra de William, que despeja riffs cujas origens, em alguns momentos, apontam para os estúdios da lendária Sun Records (berço dos primeiros ícones do rock and roll, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Ike Turner) enquanto em outros parecem nascidos na cena londrina de meados dos anos sessenta, que viu surgir os primeiros discos dos Beatles e, principalmente, dos Rolling Stones e dos Kinks.

Aliás, um dos maiores acertos dos Variantes está justamente na opção pelo "sujo", mantendo no disco a sonoridade mais crua que sempre caracterizou os shows da banda, fazendo com que o trabalho soe autêntico e repleto de personalidade, ao contrário de alguns grupos que, sedentos em lançar seu primeiro disco, abrem demais as pernas para as gravadoras e produtores e acabam registrando um material que não tem nada a ver com a sua identidade.

"Variantes" é um ótimo álbum, que transborda faixas inspiradas, donas de um gigantesco potencial radiofônico. Qualquer pessoa, ao ouvir o disco, perceberá que a banda está pronta para estourar. Só falta um empurrãozinho, um passo, e tomara que ele seja dado com este disco de estréia.

Você gosta de música? Então vá atrás deste CD, porque não tem como não gostar.

Faixas:
1. Descontrole - 2:34
2. Sessão Remember - 2:57
3. Quanto Você Bebe? - 2:42
4. O Moderno é o 50tão - 3:22
5. Ninguém pra Conversar - 2:41
6. Jorge e a Repressão 70 - 2:49
7. Fulano de Tal - 2:36
8. Corrente - 4:09
9. Caminho de um Louco - 2:42
10. Música pra Ela - 2:40
11. E Agora! - 2:23
12. Solução aos seus Pés - 2:13
13. Do Mod ao Rock (O Final Nunca Vai Chegar) - 2:38
14. Latinha Errada - 3:31

Para conhecer mais sobre a banda, acesse o My Space do grupo.

Comentários