Aliterasom: o rock brasileiro precisa de transformações


Urge no Brasil uma enorme renovação no rock brasileiro. Aquele cujo fama se desenvolveu na década de 70 com grupos que faziam covers, desde bandas americanas como Bill Halley and His Comets até os Beatles. Houve um empréstimo no repertório e pouquíssimo na atitude. Os sorrisos ingênuos, as saias curtas, os cabelos penteados pra cima, as calças boca-de-sino e um certo constrangimento. O Brasil passava por um período de chumbo que iria se aliviar por volta de 1979/1980 em um processo de redemocratização.

Mutantes, A Barca do Sol, Raimundos, Legião Urbana, Barão Vermelho, Joelho de Porco, Replicantes, Graforréia Xilarmônica, Peter Perfeito, Gritos de Ódio, Camisa de Vênus, Plebe Rude, Capital Inicial, Titãs, Ira!, Tutti-Frutti, Gang 90, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Los Hermanos, Biquíni Cavadão, Uns e Outros, Engenheiros do Hawaii, Pato Fu ...

As bandas acima (e centenas de outras) tinham influências (e quem não tem?), mas possuíam características singulares, que atraíam fãs de todo o Brasil, cada um com seu jeitinho, cada um com suas peculiaridades e cada um com suas próprias riquezas.

Talvez por conta do momento vivido pelo país entre 80 e 90, muito do discurso de tais bandas serviram de retórica para uma geração carente de representantes (honestos) nos lugares centrais do Brasil. Esses grupos, junto com seus vocalistas, ganharam fama e renome por traduzirem um sentimento e o inconsciente coletivo de uma sociedade marcada por tempos em que se comprava um arroz de manhã a um preço e a tarde ele estava remarcado e mais caro.

Muitas vezes, esse discurso vinha cheio de estilo e de uma nobreza textual impressionantes, caso de Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, ou com ironia, deboche e/ou sutileza, caso de Ultraje, Titãs e Ira!. Independente do formato, eles diziam o que pensavam, o que sentiam, e levavam multidões a cantarem em brandos “Que país é este?”, por exemplo.

Faz um tempo que vivemos um novo milagre econômico (tal nomenclatura ganhou nascimento na década de 50 com Juscelino) e um momento do país que equalizou em alguns setores (não sejamos modestos quanto a isso) a condição de um segmento na sociedade que sempre procurou se atualizar. São aqueles que consomem informação, que pagam ingressos em casas de show e teatro, compram CDs aqui e lá fora, criticam, interagem, assumem posturas, debatem e criam teorias. Hoje em dia a maior crítica ao status quo de qualquer coisa em qualquer lugar não vem do santo e sagrado palco, mas do próprio público.

    
O que aconteceu com a proposta textual do rock brasileiro? Impossível diagnosticar apenas um sintoma desta patologia incubada, que não mata, mas incomoda. Uma dor que aparece de vez em quando, some e volta para dela lembrarmos. O rock nacional (aquele cantado em português, baixo, teclado, guitarra e bateria, com balada radiofônica) tornou-se coverizado e muito menos semelhante à voz de um povo.

Você está certo se pensa que a proposta do rock não necessariamente está ligada a se fazer ícone da voz do público ou de um grupo específico, mas, coincidentemente, desde que não temos mais música que leva a uma certa reflexão, temos uma expressão artística bem discutível na questão do seu próprio valor artístico e abstrato.

Tolice querer enumerar bandas que hoje possuem um texto musical “diferente” de boa parte dos exemplos citados acima. Seria restringir ao gosto pessoal e desrespeitar o leitor no fato que gosto é coisa abstrata, discutível filosoficamente, mas de debate infrutífero.

A música piorou. O texto também. Os recursos linguísticos são recorrentes, sem autoindulgência e atendendo (por mais clichê que seja) uma receita estabelecida pela promoção, não de um pensamento, mas de um estilo. As bandas hoje são “menos” conhecidas do que o carimbo que levam. As pessoas gostam, por exemplo, de forró universitário, não importa quem seja o intérprete daquela moda.

Será que 30 anos também tínhamos um discurso ensaiado pelos interesses fonográficos e uma feliz coincidência com o que havia de melhor produzido em todos os termos? Tudo não passou de uma grande benção a obtenção de letristas como Cazuza, Arnaldo Antunes, Renato Russo, Paulo Ricardo, Humberto Gessinger?

O que se espreita é que não há nenhum interesse (ao menos aparente) de que surja um novo jeito de se fazer música, que consiga unir uma qualidade textual abrangente e uma música bacana, atraente e que mexe com corações. Parece que nosso rock só pode atender hoje uma condição, sem atender outra. Não consegue ser completo. Anima, festeja, mas não “cativa” ou cativa, anima, mas não “festeja”. Não há um sentido de integridade.

Por outro lado, há um comodismo. Em uma entrevista recente, o guitarrista Tony Belloto (Titãs) quando perguntado sobre a atual situação do rock brasileiro, desdenhou e disse que existem coisas boas sim (não há dúvidas disso) e que o rap é o novo rock.

Com todo o respeito ao guitarrista, não, o rap não é o novo rock e, paradoxalmente seja, porque os senhores deixaram de caprichar para emoldurarem-se ao direito de fazer música que se repita. O rap tem sua peculiaridade e o rock um dia teve, mas não, não possuem uma relação íntima.

Por este tipo de resposta, podemos ao menos dizer que o rock brasileiro piorou, porque as nossas bandas preferidas também pioraram e, as que estão hoje em dia por aí, lotando estádios, fazendo discos, ganhando grana, não possuem mais um referencial para dizerem algo diferente do que dizem, ou seja, pouco ou nada.


(por Daniel Júnior)

Comentários

  1. Concordo com o que foi dito. Sempre achei as letras elemento importante da música, por isso poucas bandas do heavy metal me cativam.

    Aliás, me lembrei de uma declaração do Renato Teixeira sobre a atual música sertaneja, em que ele fala que a realidade do sertão mudou, não adianta querer aquelas letras antigas, pois aquele mundo não existe mais. Acho que isso se aplica também ao rock, pois a atual geração cresceu no shopping center, assistindo Telletubies, então não se pode esperar muita coisa...

    Mas ainda tenho esperança!

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  2. Ouçam RADIOPHONICS, banda aqui do Paraná que é muito singular. Vale a pena!

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  3. Walverdes do RS, Black Drawing Chalkes de GO, ainda tem alguma coisa boa e nova, ou relativamente nova no rock brasileiro.

    E sinceramente acho uma sacanagem colocar o Los Hermanos como uma banda de rock, pra mim a influencia deles na molecada é que está fazendo a safra de bandas roqueiras diminuir.

    Um dia eles tinham uma influência de rock que foi ficando de lado, quando eles se tornaram queridinhos da midia eles já faziam um pop com forte influencia de MPB, nada de rock reside ali.

    E é isso qeu a molecada nova faz hoje, mpb maquiada de rock, tanto que empurraram Los Hermanos como o ápice da criatividade que eles viraram o modelo a ser seguido.

    Consequentemente menos bandas fazem rock de verdade, e é mais fácil achar uma boa banda de rock em 100 como no passado do que em 10 agora.

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  4. Grande artigo! E infelizmente a mais pura verdade.

    E tende a piorar com a geração facebook que só conhece a cultura da imitação...

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  5. A arte é um espelho da sociedade (ou seria o contrário?). Acredito que não é preciso viver em um período de ditadura para termos boas produções, mas acredito também que o ambiente favorece ou desfavorece a qualidade artística. Melhor, a complexidade, ousadia, enfim.

    Observem a atual conjuntura brasileira. Uma imagem vale mais do que uma experiência. Tudo é muito descartável, o senso crítico é, de modo geral, pouco praticado. Sem contar que nossa juventude é pouco engajada; em melhorar de vida, em ler mais, em ser alguém melhor e ter um país melhor.

    Costumo dizer que vivemos na era da "bundamolice", que gera claro, música "bunda mole", sem atitude. E qual é mesmo uma das faíscas do bom rock? Pois é.

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