Crítica do livro Black Sabbath - Destruição Desencadeada, de Martin Popoff

Em 2008, publicamos uma matéria sobre o livro Black Sabbath Doom Let Loose: An Illustrated History, escrito pelo jornalista e pesquisador canadense Martin Popoff - leia aqui. Pois bem: passados cinco anos, a obra ganha uma caprichada edição brasileira lançada pela Darkside Books.

Com o título nacional de Black Sabbath - Destruição Desencadeada, o livro está à disposição nas livrarias e é recomendadíssimo não apenas para os fãs da banda, mas também para toda e qualquer pessoa que se interessa pela história do rock e do heavy metal. Suas 448 páginas preenchem uma lacuna no mercado editorial brasileiro, fazendo juz ao subtítulo A História Completa e contando, com riqueza de detalhes, a trajetória da banda mais importanda do rock pesado.

Popoff é uma sumidade, e seu trabalho como pesquisador e escritor especializado em heavy metal é diferenciado. Isso se reflete em todo o livro, que traz centenas de informações até então inéditas ao grande público. Com uma maneira de escrever hipnotizante, o canadense conduz o leitor por todos os guetos da rica história do Sabbath, construindo uma narrativa fascinante e épica.

Em relação à edição original, há algumas observações a serem feitas. O livro lançado em 2008 tinha outro formato, maior e quase quadrado, e suas páginas coloridas de papel couchê traziam literalmente centenas de imagens de itens de memorabília coletados junto aos colecionadores do grupo. A edição brasileira é diferente, e, apesar de não seguir o caminho citado, tem inúmeras qualidades. O que temos em nossas livrarias é um tomo com capa dura semelhante à belíssima edição nacional da biografia do Led Zeppelin, Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra. Com acabamento gráfico diferenciado, o livro impressiona pelo esmero com que a Darkside Books tratou a obra de Popoff e, por conseguinte, o legado do Black Sabbath. Perde-se um pouco pela opção da impressão em preto e branco, mas é perfeitamente compreensível tal decisão, uma vez que a impressão totalmente em cores deixaria o livro com um preço proibitivo e fora do alcance de grande parte do público a quem ele é dirigido.

Merece destaque também, além do rico acabamento gráfico, a introdução exclusiva da edição brasileira, a cargo de Andres Kisser, e a adição de um capítulo exclusivo, dedicado ao lançamento e à repercussão do álbum 13, lançado em junho passado.

Uma das mais belas e completas biografias musicais já lançadas no Brasil, Black Sabbath - Destruição Desencadeada é um deleite e um item essencial para quem gosta de rock, heavy metal e literatura. E mostra, acima de tudo, o cuidado com que a Darkside Books, sua editora, tratou a obra de Martin Popoff, demonstrando grande respeito pelos fãs.

Um dos melhores livros sobre música lançados no Brasil este ano - se não for o melhor.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Estava pensando em comprar apos o artigo, quando eu sair do trabalho vou comprar. Gostei...Parabens!! façam um materia sobre TOOL

    ResponderExcluir
  2. Será que teremos mais livros do Martin Popoff lançados por aqui?

    ResponderExcluir
  3. Esse post ajudou a me convencer. Foi o empurrãozinho que faltava rs.. Comprarei minha edição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.