O rock brasileiro anda a mil pelo Brasil. Ótimos grupos, talentos surgindo e se consolidando, e vivendo, em sua maioria, em uma realidade distante das rádios, emissoras que se dedicam e refletem em suas programações a mudança de eixo ocorrida na música pop nacional nos últimos anos, saindo do rock e apostando todas as suas fichas no sertanejo universitário (que é, você querendo ou não, o atual pop tupiniquim).
Mas, como dito no primeiro parágrafo, o rock destas terras segue firme e forte. Nossa série Novas Bandas Brasileiras tem mostrado isso, levando até os leitores dezenas de grupos legais que estão fazendo bonito Brasil afora.
Há inteligência. Há inovação. Há destempero. Há paixão. Há talento. Há variedade e qualidade para dar e vender.
Abaixo, selecionamos três das melhores letras surgidas no rock nacional nos últimos tempos. Todas são de canções lançadas em 2013. Este trio têm em comum, além da perspicácia, ironia e inteligência de seus versos, a indignação com o cotidiano, com a realidade que vemos nas ruas, traduzindo essa revolta do ponto de vista do indivíduo - como fazem o Apanhador e os Vespas - ou através da visão coletiva - no caso do Selvagens.
Ouça, pense e divulgue. É bom e faz bem.
Por Ricardo Seelig
Esse clipe do cara surtado do Apanhador Só é um dos mais legais dos últimos anos. A cena do mergulho chega a causar vertigem. Rs.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa do Vespas é uma versão de uma música do El Cuarteto de Nos, mas mesmo assim ficou muito boa, como a original.
ResponderExcluirEssa aqui: http://www.youtube.com/watch?v=y9LlnLTH87U
Sobre protestos no Brasil como Apanhador Só:
ResponderExcluirApanhador Só - Mordido
De discos, escutem:
Castello Branco - Serviço
Wado - Vazio Tropical
Vitoriano - No Terreno da Música (EP)
Mpb e rock nacional hoje em dia é underground ... num aparece em rádio e TV. E vc tem que ser ATIVO pra conhecer, ouvir e pesquisar. E a maioria das pessoas são PASSIVAS.
Pra muitos, é mais conveniente ter a FÉ e a ESPERANÇA que o novo do Caetano Veloso vai ser bom do que pegar na coragem de ouvir o Castello Branco, Wado e Vitoriano.
ResponderExcluirAh, o Wado tem uma mistura muito boa: é catarinense (Floripa), mas foi criado como alagoano (Maceió).
ResponderExcluir