Apanhador, Vespas e Selvagens: três letras que fazem pensar

Como ocorre em todo e qualquer gênero musical, a preguiça somada à falta de informação faz com que a maioria dos apreciadores de determinado estilo elogie o passado e olhe com desconfiança para o novo. Isso encontra explicação no saudosismo puro e simples, no medo do que é novidade, na aversão à mudança. Talvez Freud explique, já que nós ficamos apenas no campo das suposições.

O rock brasileiro anda a mil pelo Brasil. Ótimos grupos, talentos surgindo e se consolidando, e vivendo, em sua maioria, em uma realidade distante das rádios, emissoras que se dedicam e refletem em suas programações a mudança de eixo ocorrida na música pop nacional nos últimos anos, saindo do rock e apostando todas as suas fichas no sertanejo universitário (que é, você querendo ou não, o atual pop tupiniquim).

Mas, como dito no primeiro parágrafo, o rock destas terras segue firme e forte. Nossa série Novas Bandas Brasileiras tem mostrado isso, levando até os leitores dezenas de grupos legais que estão fazendo bonito Brasil afora.

Há inteligência. Há inovação. Há destempero. Há paixão. Há talento. Há variedade e qualidade para dar e vender.

Abaixo, selecionamos três das melhores letras surgidas no rock nacional nos últimos tempos. Todas são de canções lançadas em 2013. Este trio têm em comum, além da perspicácia, ironia e inteligência de seus versos, a indignação com o cotidiano, com a realidade que vemos nas ruas, traduzindo essa revolta do ponto de vista do indivíduo - como fazem o Apanhador e os Vespas - ou através da visão coletiva - no caso do Selvagens.

Ouça, pense e divulgue. É bom e faz bem.



Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Esse clipe do cara surtado do Apanhador Só é um dos mais legais dos últimos anos. A cena do mergulho chega a causar vertigem. Rs.

    ResponderExcluir
  2. Essa do Vespas é uma versão de uma música do El Cuarteto de Nos, mas mesmo assim ficou muito boa, como a original.

    Essa aqui: http://www.youtube.com/watch?v=y9LlnLTH87U

    ResponderExcluir
  3. Sobre protestos no Brasil como Apanhador Só:

    Apanhador Só - Mordido

    De discos, escutem:

    Castello Branco - Serviço
    Wado - Vazio Tropical
    Vitoriano - No Terreno da Música (EP)

    Mpb e rock nacional hoje em dia é underground ... num aparece em rádio e TV. E vc tem que ser ATIVO pra conhecer, ouvir e pesquisar. E a maioria das pessoas são PASSIVAS.

    ResponderExcluir
  4. Pra muitos, é mais conveniente ter a FÉ e a ESPERANÇA que o novo do Caetano Veloso vai ser bom do que pegar na coragem de ouvir o Castello Branco, Wado e Vitoriano.

    ResponderExcluir
  5. Ah, o Wado tem uma mistura muito boa: é catarinense (Floripa), mas foi criado como alagoano (Maceió).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.