Playlist Collectors Room: Hip Hop


O hip hop surgiu na costa leste dos Estados Unidos no final da década de 1970, e tem como principais características uma forte ênfase nas batidas e no ritmo, além de vocais falados ao invés de melodias harmônicas e cantadas.

As principais raízes do estilo vem do deejay, uma ramificação do reggae que o DJ Kool Herc tentou emular no final dos anos 1970 no bairro do Bronx, em Nova York. A iniciativa de Herc caiu nas graças da população negra de regiões como o Harlem e o Queens, principalmente pela origem africana da então nova música. Kool Herc criou uma sonoridade própria, distanciando-se do deejay e do reggae e incorporando elementos do funk e da disco music em sua mistura, dando um ar mais urbano ao novo som que estava surgindo.

Durante os anos 1980 e 1990, o hip hop rapidamente ganhou popularidade em Nova York, expandindo-se na sequência para outras áreas dos Estados Unidos e também para outros países. Características do soul e do jazz foram incorporadas ao gênero, tornando-o mais elaborado, complexo e desafiador. Paralelamente, o discurso social presente desde o surgimento do estilo intensificou-se com o passar dos anos, fazendo do hip hop uma das formas de música mais politizadas das últimas décadas.

O impacto do hip hop na cultura pop foi imenso e alcançou diversos níveis. Da moda à maneira de falar, o estilo influenciou profundamente a sociedade e encontrou ecos também em outros gêneros musicais, fundindo-se ao rock, ao funk e ao pop.

Abaixo está uma playlist com mais de 190 músicas organizadas em ordem cronológica, que monta passo a passo a evolução do estilo, iniciando em 1980 e chegando até 2017. Além de uma excelente ferramenta para conhecer mais sobre um dos gêneros musicais mais populares dos últimos trinta anos, exemplifica o seu desenvolvimento com os ingredientes pessoais dos mais variados artistas.

Para ouvir, é só dar play abaixo:

Comentários