Há 50 anos chegava nas bancas a primeira edição da revista Rolling Stone


Há exatos 50 anos, em 18 de outubro de 1967, chegava nas bancas dos Estados Unidos a primeira edição da revista Rolling Stone. A publicação inaugurou uma nova era, sendo responsável pela criação e viabilização de um mercado editorial voltado para o público jovem, mas também abordando assuntos como política, além da música.

Em circulação até hoje, a Rolling Stone é uma das mais emblemáticas revistas do planeta e possui edições próprias em países como Argentina, Austrália, Brasil, Bulgária, Chile, China, Croácia, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Dubai, Rússia, Espanha, Turquia, África do Sul e Reino Unido. 

A edição brasileira começou a ser publicada em 2006 e segue saindo mensalmente. No entanto, aqui no Brasil temos um fato curioso: durante um breve período no início da década de 1970, tivemos uma edição pirata da RS em nossas bancas. A publicação chegou a 36 edições, e tem a sua história contada neste artigo.

A primeira edição da Rolling Stone trouxe John Lennon em sua capa, devidamente vestido como um soldado partindo para a guerra. Aliás, Lennon teve uma relação marcante com a revista. Além de estrelar a sua primeira capa, realizou o último ensaio fotográfico de sua vida para uma matéria da Rolling Stone, que foi lançada logo após a sua morte.

Ao longo dos anos a revista colecionou inúmeras capas clássicas, e selecionamos algumas abaixo:














Comentários