Quadrinhos: Black Dog - Os Sonhos de Paul Nash, de Dave McKean


Paul Nash foi um pintor inglês famoso por retratar, com fortes aspectos de surrealismo, os horrores da Primeira Guerra Mundial. Seu trabalho foi extremamente marcante e é considerado fundamental para o desenvolvimento do modernismo na arte produzida na Inglaterra.

Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash é uma HQ desenvolvida por Dave McKean, artista famoso por suas capas e por trabalhar em clássicos como Sandman. A obra foi criada sob encomenda do Lakes International Comic Arts Festival, On a Marché sur la Bulle e 14-18 NOW: WW1 Centenary Art Commissions, sendo esta última a principal encarregada por uma longa programação que relembrou o centenário do primeiro conflito mundial entre nações. O título foi lançado no Brasil pela Darkside Books em uma incrível edição no formato 23x30 cm, capa dura e 120 páginas, mantendo a alta qualidade gráfica característica da editora.

O que McKean fez foi pinçar momentos da vida e elementos da arte de Nash para contar a história do artista inglês, incluindo na receita um forte aspecto lúdico. A arte de Dave McKean é de cair o queixo, explorando diversas linguagens e alcançando resultados estupendos em todas elas. Já em relação ao texto, Dave mergulha na vida de Paul e conta como tudo o que ele viveu na infância e, principalmente, durante a Primeira Guerra, o impactou de maneira profunda e foi exteriorizado como uma espécie de catarse em suas obras.




A principal qualidade e o grande atrativo deste título está na arte de Dave McKean, que entrega painéis belíssimos e extremamente imaginativos, transportando o leitor por diversos momentos temporais e mostrando toda a força de sua arte, sempre repleta de personalidade e originalidade.

Enfim, Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash é uma graphic novel linda, e em termos gráficos e artísticos trata-se de um dos títulos mais belos publicados no Brasil nos últimos anos.


Comentários