Review: The Allman Betts Band – Down to the River (2019)



A Allman Brothers Band foi um dos maiores e mais influentes nomes do rock norte-americano. Fundado em 1969 na cidade de Macon, na Georgia, o grupo inseriu elementos de blues, soul e jazz ao rock e foi um dos criadores do southern rock.

Todo esse legado segue vivo na The Allman Betts Band. A banda marca a união entre Devon Allman e Duane Betts, filhos de Gregg Allman e Dickey Betts, respectivamente. Gregg e Dickey formaram a dupla que levou a Allman Brothers Band em frente após a morte precoce de Duane Allman em 1971, com apenas 24 anos. E agora a história segue adiante com seus filhos, já que a Allman Brothers Band encerrou as suas atividades em 2014.

Ao lado de Devon e Duane - ambos vocalistas e guitarristas - estão Berry Duane Oakley (baixo, filho do baixista original da ABB, Berry Oakley, falecido em 1972 também aos 24 anos), Johnny Stachela (guitarra), John Ginty (teclado), R. Scott Bryan (percussão) e John Lum (bateria). O septeto lançou o seu disco de estreia, Down to the River, no final de junho, e ele é uma delícia.

O projeto entrega exatamente aquilo que se espera. O som é puro Allman Brothers, e isso é muito bom. Porém, não há saudosismo nessa afirmação, já que a banda consegue soar contemporânea sem deixar de lado a influência do lendário grupo de seus pais. E como nada soava igual aos Allman Brothers, é muito bom ter esse universo vivo e produzindo material inédito.

As músicas são muito bem feitas e caminham entre os southern, o country e o blues, sempre com interpretações vocais primorosas e instrumental irretocável. Devon possui um timbre de voz mais grave e assume o vocal na maioria das músicas, enquanto Duane tem um registro mais anasalado e malandro, similar ao do pai. A sonoridade conversa com a tradição do rock norte-americano e é muito agradável. Harmonias de guitarra, solos inspirados e longos trechos instrumentais fazem parte do universo do grupo e conversam diretamente com o coração do público.

Entre as músicas, destaque para “All Night”, “Shinin’”, “Down to the River” e “Autumn Breeze”, a mais longa do disco, com quase nove minutos.

A The Allman Betts Band estreou com um grande álbum, e certamente tem qualidade e público para construir uma carreira muito interessante nos próximos anos.

Comentários