Discos Fundamentais: Tommy Bolin - Teaser (1975)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Gravado antes de Tommy Bolin assumir o posto de Ritchie Blackmore no Deep Purple, Teaser é um disco brilhante, obrigatório em toda coleção de qualquer fã de uma guitarra bem tocada.

Bolin exibe toda a sua técnica e o seu talento como compositor nas nove faixas do disco. Teaser começa a nos conquistar já pela faixa de abertura, "The Grind", dona de um groove contagiante. Com bom gosto e classe acima da média, Tommy Bolin mostra, de forma clara e inquestionável, o porque de ter sido escolhido como o substituto do até então insubstituível Ritchie Blackmore no Purple.

"Homeward Strut" é uma faixa instrumental repleta de balanço, enquanto os pouco mais de cinco minutos de "Dreamer" e a bela "Savannah Woman" mantém o LP no mais alto nível. Outros pontos altos do disco são as ótimas "Teaser", "People, People" e "Wild Dogs", exemplos extremamente bem acabados da capacidade de Bolin como compositor e de sua criatividade como instrumentista.

Somos brindados ainda com mais uma faixa instrumental, "Marching Powder", bastante influenciada pela fase jazz rock de Jeff Beck, e que conta com a participação do tecladista Jan Hammer, ex-Mahavishnu Orchestra.

Teaser se encerra com "Lotus", uma excelente composição que inicia suavemente e aos poucos vai ganhando elementos introduzidos por Bolin, que toca e sola de maneira primorosa, além de cantar de forma apaixonada, fechando o disco com chave de ouro.

Com grande competência e talento, Tommy Bolin trilhou diversos caminhos musicais em sua breve carreira, seja em seus álbuns solo, ao lado do James Gang, Moxy e Deep Purple, ou em participações mais que especiais em trabalhos como Spectrum (1973) de Billy Cobham e Mind Transplant (1974) de Alphonse Mouzon.

Sua música é a prova de sua imensa capacidade criativa e talento. Sua morte, em 04 de dezembro de 1976 por overdose de heroína, deixou inacabada uma grande trajetória que certamente nos brindaria ainda com vários grandes discos.

Ouvir um álbum com Teaser nos causa duas reações: a primeira é imaginar para quais caminhos a música de Tommy Bolin seguiria; e a segunda é agradecer a esse músico único, que mesmo com uma breve e atribulada carreira nos presenteou com trabalhos sublimes como esse.


Faixas:
A1 The Grind 3:26
A2 Homeward Strut 3:55
A3 Dreamer 5:08
A4 Savannah Woman 2:45
A5 Teaser 4:27

B1 People, People 4:55
B2 Marching Powder 4:14
B3 Wild Dogs 4:10
B4 Lotus 3:56

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.