Mastodon: crítica do álbum 'The Hunter' (2011)



Nota: 10

Quatro discos lançados, nenhum igual ao outro e todos aclamados pela crítica. Em pouco mais de dez anos de carreira, o Mastodon colocou o heavy metal em uma nova perspectiva. As composições complexas do quarteto levaram o gênero além dos seus limites. Em The Hunter, seu novo trabalho, a jornada continua. Nele, a banda mais ambiciosa e destemida da música pesada segue a sua cruzada, alcançando um resultado final brilhante.

The Hunter é mais direto que o seu antecessor, Crack the Skye. Há muita melodia, o que faz com que o disco seja mais amigável do que o costume. De uma certa forma, o grupo abriu mão da abordagem avant-garde dos trabalhos anteriores, concentrando-se em uma sonoridade mais tradicional, porém não menos criativa. Com canções baseadas em riffs pesados, que sempre surgem amparados pelo baixo cheio de groove de Troy Sanders, The Hunter é um álbum incrivelmente cativante. Nele, a banda passou por cima de seus limites novamente, apresentando uma nova faceta de sua múltipla personalidade.

O timbre das guitarras remete, em alguns momentos, ao Black Sabbath. A ótima “Curl of the Burl”, por exemplo, é puro stoner. A inquietude do grupo faz com que cada composição jogue novas cartas na mesa, diferenciando-se da anterior. O fato de o disco ser apenas o segundo trabalho não conceitual do conjunto – o primeiro foi a estreia Remission, de 2002 – intensifica essa pluralidade. No entanto, apesar de diferentes entre si, as faixas constróem um todo coeso, unificado em sua essência e coração – a própria banda.

Não vou apontar destaques, porque isso seria simplificar e reduzir o álbum a uma mera peça de consumo instantâneo e descartável. The Hunter é muito mais do que isso. Suas treze faixas formam uma obra de arte que não será esquecida tão cedo e colocam o grupo lá na frente, sozinho, com uma foice na mão, abrindo caminho e rompendo barreiras com o seu som, mais uma vez.

O Mastodon não respeita convenções, não segue regras, não conhece limites. É isso que o faz único e tão diferente de tudo o que existe.

Eis aqui um álbum que todos deveriam ouvir.



Faixas:
  1. Black Tongue
  2. Curl of the Burl
  3. Blasteroid
  4. Stargasm
  5. Octopus Has No Friends
  6. All the Heavy Lifting
  7. The Hunter
  8. Dry Bone Valley
  9. Thickening
  10. Creature Lives
  11. Spectrelight
  12. Bedazzled Fingernails
  13. The Sparrow

Comentários

  1. acho o mastodon uma banda excelente, mas o que eles fazem o meshuggah faz a muito mais tempo e nao tem nenhum reconhecimento. o cineasta espanhol bunuel tinha uma teoria muito interessante, ele dizia que, dependendo a nacionalidade do artista, ele teria mais ou menos reconhecimento. por exemplo, ele seria endeusado de uma forma se nascesse na finlandia e de outra totalmente diferente se nascesse nos eua. nao tenho duvidas que os elogios que o mastodon recebe, merecidos diga-se de passagem, seriam bem menores ou ate inexistentes se a banda fosse finlandesa.

    ResponderExcluir
  2. Cleibsom, eu já acho que o Meshuggah tem um som muito difícil de digerir, o que não acontece com o Mastodon. Acho o Mastodon genial, e uma banda única não só dentro do heavy metal, mas no rock em geral.

    Sobre o reconhecimento, não adianta apenas ser bom se o som não chega até as pessoas. É preciso equilibrar os dois lados, e para isso, além da nacionalidade, o papel da gravadora é essencial no processo. É preciso levar a música da banda ao maior número possível de pessoas, isso faz parte do negócio.

    ResponderExcluir
  3. ricardo, esse papo e muito parecido com um que tivemos sobre o nirvana. a musica hoje lembra muito a literatura antes da 2ª guerra mundial. se naquela epoca os escritores iam para a franca, mais especificamente paris, para terem sua fama espandida pelo mundo, os musicos hoje em dia correm para os eua, mais especificamente nova york ou los angeles, para terem seu desejo de sucesso mundial concretizado.

    ResponderExcluir
  4. Existe um livro chamado 'Como os Beatles Mataram o Rock and Roll' que explora uma teoria parecida com essa. No livro, o autor diz que a música que fica, que irá ser mencionada na história para as gerações futuras, é aquela que cai no gosto dos formadores de opinião, dos críticos, seja lá porque motivo. Pode ser por qualidade pura e simples, pode ser por um bom relacionamento entre o artista e a imprensa especializada, ou pelos mais variados fatores. Gostei da teoria, mas ainda não li a obra inteira.

    ResponderExcluir
  5. O Meshuggah tem forte influência do Thrash/Death Metal na sua sonoridade, o que torna menos acessível para alguns. Já o Mastodon amplia essa sonoridade, flertando com outros gêneros do metal/rock. São duas bandas criativas que engrandecem ainda mais essa por vezes saturada cena rock!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.