Iron Maiden anuncia lançamento do DVD duplo Maiden England ’88

A EMI anunciou o lançamento do DVD Maiden England '88 para o dia 25 de março. Disponível pela primeira vez em DVD, o show foi filmado em duas noites com ingressos esgotados na Birmingham N.E.C. Arena, no Reino Unido, em novembro de 1988, durante a Seventh Son of a Seventh Son World Tour.

O lançamento chega às lojas em formato duplo. O primeiro disco terá o show na íntegra, que foi especialmente atualizado e ampliado a partir do lançamento em VHS de 1989, que agora inclui três faixas inéditas - “Running Free”, “Run to the Hills” e “Sanctuary” -,exibindo pela primeira vez o show completo, totalizando 110 minutos.

O diretor e produtor original Andy Matthews reeditou os vídeos de 1988 cuidadosamente, remasterizando digitalmente todo o material, fazendo a correção de cores para recriar a melhor imagem possível daquele momento. O áudio original produzido por Martin Birch, produtor da banda entre 1981 e 1993, foi remixado no formato 5.1 pelo atual produtor, Kevin Shirley. O concerto foi dirigido e editado pelo baixista Steve Harris, de modo a captar o desempenho do ponto de vista dos fãs, concentrando-se totalmente na música, produção de palco e iluminação.

O DVD 2 é um disco bônus com um exclusivo documentário com a terceira parte da história do Iron Maiden. O vídeo de 40 minutos é composto por entrevistas recentes com os membros do grupo e o manager, Rod Smallwood. Continuando a história a partir da World Slavery Tour '84 / 85, este documentário é interessante e esclarecedor, e mostra a banda falando abertamente sobre suas memórias de um período excitante e por vezes turbulento, a partir do qual surgiriam os álbuns Somewhere in Time e Seventh Son of a Seventh Son.

Outros extras especiais no disco bônus incluem o vídeo 12 Wasted Years. Lançado originalmente como VHS em 1987 e disponível pela primeira vez em DVD, este documentário possui 90 minutos e inclui entrevistas, filmagens ao vivo dos primórdios no Ruskin Arms Pub e Marquee Club em Londres, além de cinco vídeos promocionais para os singles dos álbuns acima mencionados, que também foram cuidadosamente restaurados e melhorados a partir dos filmes originais.

Rod Smallwood comentou o lançamento: "Nós estivemos bastante ocupados atualizando este concerto filmado muito tempo atrás, com o nosso produtor e diretor de vídeo Andy Matthews trabalhando incansavelmente para trazer de volta a magia mais uma vez! O VHS de 1989 esteve amplamente disponível por muitos anos e sabemos como nossos fãs estão aguardando ansiosamente a nova versão, por isso quisemos dar-lhe o melhor tratamento possível. A atual turnê do Maiden, que continua este ano, revisita muito do setlist e produção do lançamento inicial de 1989, por isso vai ser interessante comparar o quanto mudou em termos de produção ao vivo em 2013, especialmente com todos os avanços da tecnologia e as melhorias que temos sido capazes de fazer para a banda".


 

Maiden England '88 também será disponibilizado em CD duplo e em uma edição limitada em LP picture duplo, além de formatos para download digital. O áudio, antes disponível em CD na EMI Sound and Vision Series de 1994, foi embalado juntamente com o VHS, mas com duas faixas a menos do que o vídeo. “Can I Play With Madness” e “Hallowed Be Thy Name” que ficaram de fora por falta de espaço no disco. Agora, com as três faixas extras o disco duplo oferece um total de cinco faixas anteriormente não disponíveis em CD, tornando este o primeiro registro completo em áudio desta tour histórica.

DVD 1 - Maiden England ’88
Moonchild
The Evil That Men Do
The Prisoner
Still Life
Die With Your Boots On
Infinite Dreams
Killers
Can I Play With Madness
Heaven Can Wait
Wasted Years
The Clairvoyant
Seventh Son Of A Seventh Son
The Number Of The Beast
Hallowed Be Thy Name
Iron Maiden
Run To The Hills*
Running Free*
Sanctuary*
*Inéditas

DVD 2 - The History of Iron Maiden Part 3
The History Of Iron Maiden - Part 3      
12 Wasted Years                                
Wasted Years promo video                
Stranger In A Strange Land promo video
Can I Play With Madness promo video
The Evil That Men Do promo video
The Clairvoyant promo video

Mais informações: IronMaiden.com

Tradução de Igor Soares

Comentários