Blackrain: crítica de It Begins (2013)

Quando seus primeiros trabalhos caíram na net, o Blackrain virou mania entre a molecada hard rocker do Rio de Janeiro. Verdade seja dita, não tinha como ser diferente: em It Begins, o quarteto francês segue à risca o padrão estabelecido pelos já maiores Crashdïet e Crazy Lixx, com a diferença do sotaque e de uma produção que se encarregou de deixar as guitarras menos pontiagudas e o instrumental como um todo mais polido e vendável, visando, obviamente, este lado do Atlântico, mas não esta metade da Linha do Equador.

Faltou, porém, cuidado ao alinhar os backing vocals, que acabam soando artificiais ao longo de todo o álbum. Há problemas também com o vocal principal, mas é do tipo que nem uma produção mais caprichada poderia resolver... a menos que tenham inventado cura para voz chata e eu não tenha ficado sabendo. O fato de o álbum ser curto — 40 minutos cravados — impede o enjoo auditivo, mas não me levou a apertar o play novamente. Competência instrumental, ok, mas de que adianta apreciar bons riffs e solos se justamente o vocal fere os ouvidos?

O single "Blast Me Up" é uma faixa de abertura óbvia, mas a coisa só começa a ficar boa mesmo é mais adiante, com a festiva "Death by Stereo" — valendo a pena até destacar negativamente "Wild Wild Wild". A sentimentalóide "Nobody But You" não agrega nada de novo ao gasto conceito de balada, mas é um ingrediente fundamental na receita do álbum. No universo das micaretas do rock — do qual eu faço parte com certo gosto —, "Dancing on Fire" é o tipo de som que funciona numa pista lotada. E com o perdão do trocadilho, "Young Blood" é jovem demais para mim.

Ah sim, temos aqui um wannabe hino do rock. "New Generation" é a resposta do Blackrain à "Generation Wild", do Crashdïet. Curiosamente, é a melhor música do álbum, mas a pretensão da letra incomoda. Se autodenominar liderança sem apresentar uma nova proposta é demais para a minha cabeça. A despedida vem em clima de programa do Discovery Kids com "Ho Hey Hey Hey Hey" e o facepalm é inevitável. It Begins... mas begins o quê, Blackrain???!

Decepção define.

Nota 5
Faixas:

01. Blast Me Up    
02. Bad Love is Good    
03. Wild Wild Wild
04. Death by Stereo
05. Nobody But You    
06. Dancing on Fire    
07. Young Blood    
08. Cryin' Tonight
09. Re-evolution / New Generation
10. Tell Me    
11. Ho hey hey hey hey 


Por Marcelo Vieira

Comentários

  1. Até me propus a ouvir o som dos caras, gosto do hard rock e curto a tal farofa da década de 80. Mas não da pra levar o som com a voz desse cara...meu deus, como é irritante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.