Os cinco melhores discos de heavy metal lançados em fevereiro segundo o About.com


Como prevíamos, o Behemoth estaria na lista dos cinco melhores de fevereiro. Não deu outra. Os poloneses não só apareceram, como foram direto para o posto mais alto. Quem não deu as caras foi o Grand Magus, que parece não ter agradado muito Chad Bowar e sua equipe.

Completam a lista da editoria de heavy metal do About.com os novos trabalhos do Truckfighters, Mantar, Sunn O))) & Ulver e TrenchRot. Nada ainda de muito espetacular, mas que já dá para ir brincando. A expectativa é de que a coisa esquente nos próximos meses.

E para você? Quais foram os discos mais bacanas dos últimos 28 dias?

Para ver a lista anterior, de janeiro, basta clicar aqui!

1. Behemoth - The Satanist

Teria sido fácil tentar chegar ao topo de sua produção com algo grandioso e com várias camadas, mas, ao invés disso, o Behemoth escolheu fazer de seu retorno triunfal algo mágico, contido e despojado de tanto esforço. O que revela a força muscular de seu death/black metal.

Seria impossível e indesejável para o Behemoth voltar com um disco alegre e contente. Em vez disso, The Satanist é uma celebração que se encaixa perfeitamente na estética da banda: um bacanal negro e turvo.

2. Truckfighters - Universe

Há uma boa razão para Josh Homme, do Queens of the Stone Age, ter chamado o Truckfighters de 'a melhor banda que já existiu'. Apesar de ser da Suécia, esse trio - cujo último lançamento é Universe - tem conseguido criar, de alguma forma, o mais melódico e encharcado fuzz rock que se tem notícia.

Eles também são lendários pelos shows altos e energéticos. Turnês constantes deixaram o Truckfighters em ótima forma em Universe, o oitavo disco da banda. Quase não há pontos fracos no álbum, mas as duas últimas faixas, "Dream Sale" e a absolutamente estelar "Mastodont" são os grandes destaques.

3. Mantar - Death By Burning

Death By Burning, do Mantar, é o que acontece quando dois europeus furiosos combinam o noise da AmRep com um pouco de rock sério e obscuro. Para uma banda de apenas duas peças, e ainda por cima sem baixo, há nesse disco de estreia, de forma surpreendente, tons graves o suficiente para preencher todo um quarteirão. Podem apostar, os caras do Mantar são magos. Senhores da guerra. Maléficos.

Os riffs dessas dez músicas são sujos e infeccionam a banda, que opta por uma finesse bruta, lenta e em tempo espaçado. Parece que o baterista esmurra seu kit com ossos de Brontosauro ao invés de baquetas. A faixa falada/instrumental "The Berserkers Path" termina com a frase: 'Eles servem um único mestre, que é a destruição". Soa um tanto quanto correto.

4. Sunn O))) & Ulver - Terrestrials

A gênese de Terrestrials ocorreu depois que membros do Sunn O))) e do Ulver sentaram para uma jam durante uma noite em um estúdio na Noruega, logo após um show do Sunn O))).

Percebe-se que Terrestrials poderia ser ou se tornar a trilha sonora de um filme de estradas desertas. O vocal de Kristoffer Rygg no final da canção melhora o humor, proporcionando uma agradável conclusão para este álbum de drone/doom: foi feito por especialistas.

5. TrenchRot - Necronomic Warfare

Necronomic Warfare, do TrenchRot, é uma das mais impressionantes estreias de banda americana de death metal na história recente. O grupo da Filadélfia combina a velha escola do death sueco com a pressão do thrash para um resultado esmagador. Além disso, o nome da banda e a arte da capa são matadores. Se você tem uma banda de death metal, esse tipo de coisa conta pontos.

Mais importante, esses caras são compositores dinâmicos. "Gustav Gun" começa com uma linha melódica que parece egípcia, chega a um tremolo death antes de se dissolver em um lento e galopante riff, tudo isso no espaço de apenas 60 segundos. E a produção é suja e crua o bastante para não impedir a agressividade do TrenchRot. Necronomic Warfare prova que o death metal americano está qualquer coisa, menos morto.

Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. 1 - Amoral - Fallen Leaves & Dead Sparrows
    2 - Behemoth - The Satanist
    3 - Freedom Call - Beyond
    4 - Adrenaline Mob - Men of Honor
    5 - Vanden Plas - Chronicles of the Immortals - Netherworld (Path 1)

    ResponderExcluir
  2. Olha, até agora ouvi os seguintes lançamentos de 2014: Bruce Springsteen, Behemoth, Grand Magus, Cynic e Truckfighters. Todos eles bons álbuns, mas nada de excepcional. Deve-se levar em conta, no entanto, que não sou fã de nenhum desses artistas.

    A coisa vai melhorar quando forem lançados os novos do In Flames, Mastodon, Opeth, Baroness, At the Gates, Rancid...aí sim.

    Abraços,
    Vinícius Gomes - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  3. Esse disco do Truckfighters é bem bacana! Mereceu ser lembrado em algum lugar.

    ResponderExcluir
  4. Universe e Terrestrials parecem ser ótimos discos mesmo, já botei na lista pra ouvi-los por inteiro. O resto não fazem o meu estilo.

    O Terrestrials tem só três músicas mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Sim, Mário.

    São só três músicas.
    Mas todas elas gigantes...

    ResponderExcluir
  6. O vocalista deste Mantar tem um estilo muito parecido com o do Derrick Green, do Sepultura.

    ResponderExcluir
  7. Essas listas são ótimos para conhecer novas bandas.

    ResponderExcluir
  8. São demais, Ricardo!

    Principalmente pq dá pra ir ouvindo e conhecendo aos poucos, com calma...

    Nas de melhores do ano, acumula tanta coisa que fica até difícil buscar tudo!

    ResponderExcluir
  9. Esse MANTAR a cada audição vou curtindo cada vez mais.
    Quem sabe o Ricardo não comente mais sobre esse álbum!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.