Review: Saxon - Battering Ram (2015)



Na ativa desde 1977, o Saxon lançou em outubro de 2015 o seu vigésimo-primeiro álbum, Battering Ram. Ícone da New Wave of British Heavy Metal, a banda segue forte por ter tido a sabedoria de se reinventar sem perder as suas características, e Battering Ram mostra isso com precisão.

Produzido por Andy Sneap (Opeth, Accept, Testament), o álbum traz dez faixas que equilibram os elementos clássicos da sonoridade do Saxon com ingredientes que tornam a música do grupo mais contemporânea e atual, em um trabalho exemplar que deveria ser incluído nos almanaques musicais. 

Mantendo as guitarras gêmeas marcantes da NWOBHM e os vocais fortíssimos de Biff Byford - tá aí um cara que soube adequar a sua voz ao tempo -, o Saxon soa mais pesado e agressivo em Battering Ram, com um molho e um recheio que deixam o seu som ainda mais forte - cortesia de Sneap.


É claro que tudo isso não funcionaria se as músicas fossem fracas, e isso não acontece aqui. O tracklist é outro dos pontos fortes de Battering Ram, com uma coleção de canções que explicitam o excelente trabalho de composição. O resultado, como não poderia deixar de ser, é um disco forte, conciso e capaz de colocar um grande sorriso no rosto de todo fã de metal.

Entre as músicas destaque para a faixa-título, a fenomenal “Queen of Hearts”, (unindo riffs conscientemente modernos com um clima épico e uma interpretação primorosa de Byford) e “Top of the World”, essa última feita sob medida para os fãs do Saxon dos primeiros anos.

Envelhecendo com dignidade e sabedoria, o Saxon mantém viva a forte e rica tradição do heavy metal britânico em mais um ótimo disco!

Comentários

  1. Este Battering Ram talvez este seja o melhor disco do Saxon em seus anos atuais, mostrando como a lendária banda inglesa consegue se reinventar com o passar do tempo, mas sem perder sua relevância que a tornou notória no passado (Biff Byford que o diga). Com um tracklist muito bom (tirando a insossa e cansativa "Kingdom of the Cross" no final), o CD é uma pedrada na orelha do início ao fim. Destaco a linda quase-balada "To the End" como a melhor faixa de Battering Ram, uma espécie de "hino" para a fase atual que o Saxon está vivendo hoje (e porque não, para toda a história geral da banda).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.